quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Aruba e seus restaurantes em prédios históricos

Tá na hora de voltar. Como um dos destinos caribenhos mais visitados, Aruba, uma ilha feliz, oferece praias deslumbrantes, diversas delícias culinárias, um extenso e inesquecível Parque Nacional de Arikok e hotéis e vilas reconhecidos internacionalmente. 

Líder em inovação, o país foi classificado em primeiro lugar na lista de Melhores em Viagens 2020 da Lonely Planet devido a sua preocupação com a sustentabilidade. Os protocolos de segurança do "Código de Saúde e Felicidade" de Aruba proporcionam paz de espírito e, ao mesmo tempo, uma experiência relaxante na ilha. Localizado fora do cinturão de furacões, Aruba oferece desde escapadelas românticas em praias até experiências de bem-estar inesquecíveis.

Para rechear a visita com história e tradição, autoridades de turismo local, ATA, reuniu alguns restaurantes que funcionam em prédios históricos ou que apostam em um estilo mais vintage em sua decoração e arquitetura. Confira aqui:

O prédio em que hoje abriga esses dois restaurantes: Que Pasa e Fred´s Royal foi originalmente o condomínio de um comerciante construído por volta de 1950 por Henny Godried Eman. O exterior foi restaurado, enquanto no interior, a escada original, pisos de madeira e teto permanecem intactos. O Que Pasa, conta com uma eclética mistura de culinárias em um ambiente colorido com destaque para a arte local. Já na parte superior, no terraço do andar de cima fica o Fred’s Royal, um conceito exclusivo de Chef´s Table.
Originalmente parte do grupo BJ Arends & Sons de lojas de ferragens/melhorias domésticas, este edifício vendia principalmente portas, janelas e vidros. Com mais de 100 anos, o prédio foi totalmente restaurado para deixar o charme vintage brilhar e funciona como Taste My Aruba, um restaurante familiar com um menu que destaca ingredientes frescos de origem local.
Esbanjando charme, este café com um belo e exuberante terraço nos fundos, já foi uma casa particular construída em 1900, antes do surgimento do comércio nesta área. O Bistrô de Suikertuin possui pé direito baixo, uma fundação rochosa e paredes construídas com pedras à base de coral (conhecidas localmente como caliche). Muito do caráter e detalhes originais da casa resistiram ao teste do tempo.

Em 1916, o famoso arquiteto local Adriaan Lacle construiu uma mansão de férias na então zona rural de Aruba (agora área de Bubali). Na década de 1920, a casa tornou-se um pequeno hospital, mas foi desocupado e começou a se deteriorar. O edifício foi então adquirido e renovado como uma casa particular e cuidadosamente restaurado fielmente como o original em homenagem à rica história que o cerca. Hoje é casa do famoso Quinta del Carmen, popular restaurante local.

Construído há mais de 150 anos, esse restaurante que serve autêntica cozinha arubana, já foi uma casa de uma fazenda construída com influências espanholas em grandes pedras naturais com base rochosa. Projetado para resistir a fortes tempestades tropicais, a casa conta com paredes grossas e um telhado que atua no resfriamento natural do local por meio janelas pensadas para realizar uma ventilação efetiva cruzada.

Nos últimos anos, um movimento de restauração na cidade de San Nicolas resultou em uma coleção de edifícios reformados. Restaurado em 2016, o prédio da Nicolaas Store em San Nicolas foi construído por volta de 1940 e já foi um popular varejista de livros, jornais, instrumentos e presentes, mas permaneceu vazio por mais de duas décadas. Agora operado pela Fundacion Museo Arubano, o espaço foi reaproveitado e atualmente abriga o Kulture Café.

Wilhelminastraat é um distrito histórico que já foi o local da maior parte do comércio de Aruba, por esse motivo era conhecido como “a rua do comércio”. Antigamente era comum que o estabelecimento funcionasse na parte inferior, enquanto os donos moravam na parte de cima. Naquela época, tudo era fechado duas horas para o almoço e as atividades retomavam no meio da tarde. Hoje em dia a maior parte desses edifícios abrigam restaurantes que preservam a arquitetura e o charme colonial holandês.- Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário