terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Muito além das pizzas

A tradicional pizzaria Piola está comemorando 20 anos, lança cardápio novo e agrega novos rótulos à carta de vinhos, com indicações da sommelier Ellis Cabanilhas e sob a batuta da proprietária Cintia Piazzeta, outra expert da área. Seleto grupo de convidados participaram de jantar harmonizado com vinhos que chegam ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Grande Adega. As harmonizações foram perfeitas.

Considerada uma das pizzarias mais charmosas de Curitiba, sem dúvida o colorido de seus lustres dão um toque especial ao ambiente, que vai além das pizzas. No “menù 20 anni”, risottos e gnocchis disputam o podium com as redondas trazidas para nosso país por imigrantes italianos, no século passado.

Como entrada, três deliciosas bruschettas sendo que, duas delas, tinham o queijo Cuestinha Pardinho artesanal. Simplesmente fantásticas. A outra, era de tomates frescos com a redução de aceto balsâmico e basílico. A harmonização foi com um Prosecco Brut Le Couture Syvoz, da região do Veneto. Espumante brut elaborado pelo método Charmat exclusivamente a partir de uvas Prosecco, também conhecida pelo nome de Glera. Refrescante e fácil de agradar. Na boca, é cremoso, tem gostosa acidez, corpo leve e final cativante, com toques cítricos, salinos e de maçãs. Casou muito bem.

Em seguida foi a vez da pizza de massa integral. Nela de tudo um pouco. Burrata, carpaccio de contra filé, mostarda Dijon, alcaparras e azeite infusionado de limão siciliano. Maravilha. É dessas que eu gosto. A harmonização foi com o italianoTerre Natuzzi Bianco Toscana IGT- Um vinho de aromas florais com toque de frutas como banana e abacaxi. Em boca é seco e fresco, com bom corpo. Aliás, a Terre Natuzzi é uma empresa moderna, jovem e que tem suas raízes em uma forte tradição familiar, está localizada próximo a Florença, no coração da Toscana.

Com o vinho Loureiro J P Ramos, um vinho verde de origem. Aroma fresco e elegante, onde sobressaem notas cítricas e florais, associadas a uma notável mineralidade. Bastante versátil, foi servido Risotto de pera e nozes caramelizadas, queijo Cuestinha Pardinho artesanal e finalizado com azeite de tomilho. Um prato leve, saboroso e de incrível aroma. Harmonização com Loureiro J P Ramos, um vinho verde de origem. Boa pedida. 


Encerramos a noite com o Gnocchi artesal de batatas e farinha. Sempre digo que se conhece um restaurante italiano pelo seu gnocchi. Pois bem, esse é dos deuses. Um prato leve. O molho de mascarpone com queijo Pardinho artesanal, queijo de cabra Chevre a L´Huile e pimenta do reino e farofa crocante e douradinha. Simplesmente irretocável.
Harmonização foi com o espanhol Garnacha Domn Aurelio – de Castilla La Mancha. Um tinto elegante e equilibrado. Boa acidez e nada enjoativo. Álcool muito bem integrado. Valeu.

Com chave de ouro as opções: Tiramisù ou Mousse de chocolate, ambos harmonizado com o Porto Messias Tawnay 20 anos, da região do Douro. Optei pelo Tiramisù descontruído com telha crocante de chocolate e café queimado, com toque de azeite de trufas brancas. Final de jantar perfeito. -

Pizzaria Piola fica na rua D. Pedro II, 105. - Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário