domingo, 24 de março de 2019

Vinhos de Portugal Roadshow 2019


No próximo dia 8 de abril, Curitiba dará a largada para o evento Vinhos de Portugal Roadshow 2019, que terá como cenário o centro convenções do Radisson Hotel. A programação garante a experiência completa aos participantes, uma vez que mescla degustação, jogos e seminários a uma exímia seleção de 110 rótulos elaborados a partir das 250 castas autóctones de uvas brancas, tintas e rosadas daquele país. Tamanha variedade de uvas inspirou e consagrou os produtores portugueses ao status de mestres em fazer assemblages únicos, que harmonizam com a rica culinária portuguesa, assim como com cozinhas de diferentes países.

Segundo a especialista Sandra Zottis, que será a oradora do masterclass especial sobre Vinhos Portugueses, o Brasil é um mercado importante para os vinhos portugueses, que são elaborados com as uvas típicas do país, contrariando as clássicas uvas francesas. “Para o consumidor, os rótulos também apresentam a melhor relação preço x qualidade da Europa”.

Nesse quesito, aliás, Sandra aponta que os vinhos portugueses só ficam atrás dos sulamericanos. “A elegância e delicadeza dos blends conquistaram o paladar dos curitibanos. Hoje, dos europeus, os vinhos portugueses são os mais comercializados”, afirma categoricamente.


Patrimônio vivo
Uma indicação segura do ponto de vista da tradição, os portugueses produzem vinhos desde 2000 a.C e trazem gerações que investiram pesado em tecnologia para aprimorar o processo de vinificação. Além disso, a conjunção entre diferentes microclimas e solos, transformou Portugal em um território capaz de oferecer mais de duas centenas de castas autóctones que evidenciam as influências de cada região. 

A casta Arinto, por exemplo, destinada a espumante graças a uma acidez viva carrega um forte caráter mineral e um alto potencial de envelhecimento. Essa uva branca consegue um caráter mais frutado (maçã verde, lima) na região do Tejo e Alentejo, quando comparada à região de Bucelas, onde predomina. Já a Touriga Franca é a casta mais plantada no Douro, tem um extenso ciclo vegetativo que garante a cor vermelha intensa, com forte concentração de taninos. A Touriga é muito usada no Vinho do Porto.



Participam do Roadshow 2019 os seguintes produtores: Aveleda, Casa Agrícola HMR, Casa Relvas, Enoforum - Grupo Carmin, Esporão, Quinta do Castro, Cartuxa – Fundação Eugenio de Almeida, Ségur Estates, Herdade Tinto e Branco, José Maria da Fonseca, Quinta das Arcas, Quinta do Vallado, Dona Maria - Julio Bastos, Monte da Ravasqueira, Sogrape Vinhos com a Casa Ferreirinha, Herdade do Peso, Mateus, Gazela, Porto Ferreira e Vidigal Wines.

Vinhos de Portugal
A marca Vinhos de Portugal ou Wines of Portugal (www.winesofportugal.infofoi criada em 2008 e tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais. É uma marca coletiva liderada pelo IVV, Instituto da Vinha e do Vinho.

Oradora Sandra Zottis
Formada no curso técnico e superior de Viticultura e Enologia, em Bento Gonçalves / RS. Trabalhou na Vinícola Dal Pizzol durante 6 anos e 12 anos na rede de lojas Vino! É professora de Enogastronomia do Centro Europeu para os Cursos de Chef de Cuisine e Hotelaria; professora de Sommelier na mesma escola; professora do curso de Pós-graduação em Enogastronomia da Univali / SC; professora de Enogastronomia para o Curso de Gastronomia da Faculdade Univel de Cascavel / PR; sócia fundadora do Instituto Cultural do Vinho e Integrante da Associação Brasileira de Enologia; presidente e fundadora da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba (foto); jurada em dois Concursos de Vinhos em Mendoza e no Concurso de Vinhos do Brasil. Jurada no Concurso Portugal Wine Challenge 2014 em Santarém, Portugal. Fez pós-graduação em Viticultura e Enologia, na Universidade Tuiuti em Curitiba / PR.

Exponor Brasil
Fundada em 1856, a EXPONOR - Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, foi constituída como Exponor Brasil, realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores proativos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior. A agência além do mais é responsável pela gestão administrativa e comercial do Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. Site: www.exponor.com.br.

SERVIÇOS
Degustação dos Vinhos de Portugal 2019 em Curitiba
Data: 08 de abril
Local: Hotel Radisson Curitiba - Av. Sete de Setembro, 5190, Batel.
Horário: das 16h às 21h para profissionais convidados e das 18h30 às 21h para consumidores.
Masterclass (palestra com degustação): das 15h30 às 16h30h - evento limitado a 30 profissionais do setor.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/roadshow-2019-vinhos-de-portugal-curitiba__467425 (leve o comprovante impresso ou pelo celular). - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário