Donnafugata é considerada uma das vinícolas mais importantes da Sicilia. Capitaneada pela Familia Rallo, a vinícola responde por vinhos de notável qualidade que se destacam entre as críticas especializadas.
Iniciamos degustando o vinho Anthìlia DOP , elaborado com a uva Catarrato e outras uvas tradicionais da região. Muito fresco, equilibrado, revelando grande aporte de frutas brancas e cítricas. Sem estágio em carvalho. Graduação alcoólica 12.7%. Foi harmonizado com a Salada de polvo com palmito pupunha e páprica.
Depois foi a vez do vinho tinto Sherazade IGP, elaborado com a uva Nero d´Avola. Taninos sedosos e bom equilíbrio, seu final de boca é redondo, muito agradável. Sem estágio em carvalho, 2 meses em tanques de aço inoxidável e 5 meses em garrafa. Graduação alcoólica 13.3%. Foi harmonizado com Ravióli de mozzarella, ao molho de tomate fresco, uma combinação perfeita.
Em seguida foi a vez do Sedàra IGP, elaborado com a uva Nero d´Avola mas também com outras uvas tradicionais da região. Um tinto muito elegante, médio corpo, aroma de frutas vermelhas. Amadurecimento de 9 meses em tanques de cimento e 3 meses de afinamento em garrafa. Graduação alcólica 13.6%. Harmonizado com Tortelli de costela, com salsa trufado. Prato que chegou à mesa exalando delicioso aroma, sabor evidente, grande valorização com o vinho.
Encerramos com o vinho Tancredi IGP, uma bela supresa. Elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Nero d´Avola e Tannat, vinho encorpado, taninos maduros, boa acidez. Depois de certo tempo em taça, o aroma abriu mais. Vinho elegante e equilibrado. Graduação alcoólica 13.6%. Estágiou 14 eses em barricas de carvalho francês e afinamento em garrafa durante 24 meses. Harmonizado com Paleta de Cordeiro com tagliolini na manteiga, simplesmente impecável.
De sobremesa, mais uma maravilha para deixar o regime de lado: Brownie com sorvete de baunilha.
Um encontro memorável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário