sábado, 14 de janeiro de 2023

Cantina Baviera um clássico renovado

Cantina Baviera, nome que marca muitas gerações. Sua história tem meio século e, primeira vez em 50 anos, acrescenta pratos ao seu famoso cardápio. No menu inédito, pratos que combinam com a estação, ou seja: Verão. Quem conta é o novo proprietário da casa, Márcio Borges. “O ano de 2022 foi muito positivo para o Baviera. Completou 50 anos de operação ininterrupta. Vários clientes nos redescobriram, alguns muitos surpresos, achando que a casa estava fechada. Foi muito bom encontrar essas pessoas. Ouvimos muitos pedidos para se acrescentar pratos mais leves ao nosso cardápio, frutos do mar, entre outros."

As novidades de menu acompanham a reestruturação do próprio espaço. Ao longo dos últimos meses o Baviera passou por revitalização nos banheiros e na fachada, assim como na cozinha, que teve por uma reforma completa. Os salões foram restaurados, mantendo todos os elementos, como o famoso enxaimel, as lanternas e o lustre de velas, o grande alambique de cobre, as luminárias originais Tiffany e o estilo art nouveau. “Considerando que acabamos de implantar um sistema de climatização total dos ambientes, julgamos que este início de verão seria perfeito para esta intervenção. Então, criamos o Menu de Verão”, conta Borges.

As novas entradas e os cinco novos pratos principais, além de uma deliciosa e surpreendente sobremesa, são fruto da criatividade de Alexandre Vicki, novo chef executivo do Baviera. Seu estilo de cozinha reflete as viagens e experiências vividas em diversas cidades e países. Com mais de 30 anos de carreira, sendo 22 deles na chefia da cozinha de importantes redes de hotéis de Curitiba, como Bourbon, Pestana e Rayon, além do trabalho por mais de sete anos na Europa, em restaurantes de Portugal, Espanha e França.

O Márcio me deu toda a liberdade para criar. Para o Menu de Verão do Baviera, elaborei alguns pratos que se encaixam bem na casa, que é italiana. Só que dei alguns toques com sabores diferentes. Trouxe alguns elementos que marcam o sabor, como no Linguine ao Vôngole, que tem como diferencial a manteiga cítrica, que dá um aroma e um sabor diferente, levanta o prato”, destaca o chef sobre uma das novas atrações do cardápio.

Já em uma das entradas, trabalhei com a brusqueta, utilizando ingredientes já comuns no restaurante e dei uma nova roupagem. Tem ainda o Tartar de Salmão ao leite de coco e carpaccio de rabanete que tem sido sucesso. No geral, são entradas que poderiam ser apreciadas em qualquer restaurante italiano, pois são receitas que não fogem muito do tradicional desse tipo de cozinha”, continua.

Entre carnes, peixes e frutos do marcriações instigantes e tentadoras, como o Tentáculos de Polvo Grelhado, batatas a murro e tomates ao azeite de canela.

Tem ainda o Pirarucu Assado
acompanhado de purê de banana da terra com mostarda, mini-legumes e azeite de ervas.


O Salmão Assado
com legumes braseados e manteiga artesanal do chef (manteiga, raspas de cítricos, alecrim, flor de sal, pimentão e pimenta) completa as novas sugestões. 

O Baviera também segue neste verão servindo seu cardápio tradicional, que tem muitos fãs. “O cliente que quiser comer um belo parmegiana, um filé, vai encontrar aqui. Mas se quiser comer um peixe, uma entrada mais leve, também vai encontrar essa opção. O Menu de Verão veio para agregar e, talvez, alguns dos novos pratos fiquem no cardápio após esse período, se tiverem muito sucesso”, afirma Borges.

De sobremesa uma mistura esplêndida e saborosíssima: sorvete de creme com azeitonas pretas em Calda de vinho do Porto e especiarias.

Menu de Verão Baviera

Endereço: Rua Augusto Stelfeld, 18 – Centro –  Abre de terça a domingo, das 18h à 0h. Telefone: (41) 3232-1995 Site com cardápio completo: www.cantinabaviera.com.br/cardapioFotos Rodrigo Pierrot e Marian Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário