quarta-feira, 1 de junho de 2022

Dia Nacional do Vinho

 

No primeiro domingo de junho (5/6), comemora-se o Dia Nacional do Vinho. A data foi idealizada com o intuito de valorizar e chamar atenção para a produção da bebida no Brasil. Apesar de ter conquistado o paladar dos brasileiros durante a pandemia, as texturas, sabores e cores do vinho ainda estão sendo descobertos aos poucos, e os mistérios por trás das garrafas estão sendo desvendados.

Quais afirmações presentes nos sites de busca sobre o vinho e o todo universo enólogo estão corretas? Para esclarecer algumas dúvidas, Sandro Martins, gerente comercial da Wine To You, importadora de vinhos que tem como enfoque trazer novidades e tendências da enologia para o mercado brasileiro, separou cinco mitos e verdades sobre algumas questões popularmente repetidas no dia a dia. Confira abaixo:
  

1.Vinhos produzidos com blend de uvas não possuem uma boa qualidade 

Mito. Existem ótimos vinhos que são produzidos com mais de uma uva. A diferença está em saber exatamente o que esperar da bebida. “Geralmente, os vinhos com uma única uva, chamados de varietais, possuem um sabor mais previsível se comparados aos vinhos com blend de uvas, que podem ser surpreendentes”, comenta Sandro.
 

2.Vinho faz bem para saúde 

Verdade. O vinho pode ajudar a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes e pressão alta, e fortalecer o organismo. Para obter estes resultados, é aconselhável manter uma ingestão diária da bebida, em pequena quantidade. Lembrando que, como é uma bebida alcoólica, deve ser ingerida sempre com equilíbrio e moderação, além de haver contraindicações para alguns grupos.
 

3.Existe um jeito correto de segurar a taça 

Verdade. “Pode parecer somente uma regra de etiqueta, mas segurar a taça pela haste evita que a temperatura do vinho seja alterada, o que pode esconder certas nuances e sabores presentes no vinho, e que a taça fique suja”, explica o gerente.
 

4.Quanto mais velho, melhor o vinho  

Mito. Nem sempre um vinho mais velho terá uma qualidade maior que um vinho novo e nem todos os vinhos são feitos para serem guardados por anos. A maior parte é produzida para ser consumida rapidamente, com no máximo 5 anos, e não para envelhecer.


Os vinhos de guarda -- que necessitam de alguns anos de envelhecimento para o seu auge - ou com potencial de envelhecimento e amadurecimento em garrafa, possuem características específicas que agem diretamente na conservação da bebida e no suporte ao tempo. Entre elas, estão a estrutura do vinho, como taninos, boa acidez, álcool, açúcar residual, além do terroir e a qualidade da uva.

  

5.O álcool do vinho evapora na comida 

Mito. O álcool não evapora completamente da comida quando ela está cozida. “Dependendo da técnica, dos ingredientes e da receita culinária escolhida, grande parte do álcool da bebida utilizada pode permanecer no alimento”, finaliza Sandro.

Sobre a Wine To You (W2U)  

Fundada em 2015, a Wine To You (W2U) é uma importadora de vinhos, cujo objetivo é tornar a bebida mais próxima de todos os tipos de públicos. Oferecendo ao mercado um conceito de vendas por e-commerce, com preços acessíveis, a empresa nasceu para atender diversos perfis de consumidores, inclusive os que não têm muito conhecimento sobre a bebida.

Atualmente, a W2U oferece 56 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e rosés, originários da Espanha, Itália, França e Chile, com preços que vão de R60 a R389. Outra proposta da empresa é apresentar novidades e tendências para o mercado brasileiro. Para isso, a Wine2You possui uma área exclusiva que traz informações, curiosidades, novidades e surpresas do mundo do vinho aos clientes, aproximando-os e familiarizando-os com o universo da bebida.- Foto Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário