sábado, 8 de fevereiro de 2020

Aparelhos de visão artificial


A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) oferece a partir desta segunda-feira (10) o acesso a aparelhos de visão artificial voltados para cegos e pessoas com visão reduzida. São quatro óculos OrCam MyEye, que fotografam textos, escaneiam e os transformam em áudio. 


A entrega dos equipamentos aconteceu ontem (6), na Biblioteca, em um evento que contou com a participação da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e dos secretários da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, e da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.


Mais que um leitor de textos, este aparelho possibilita autonomia ao usuário. A Biblioteca Pública sempre busca a integração de seus leitores. E, com esse dispositivo, contaremos com uma importante ferramenta para a inclusão”, afirmou a diretora da BPP, Ilana Lerner. “Cegos, portadores de baixa visão, disléxicos e qualquer outro usuário agora podem ultrapassar as fronteiras dos acervos especiais e contar com todo nosso acervo, de mais de 730 mil itens, um dos maiores do país”, completou.


Variedade de conteúdos

A jornalista Gisele Zolnier, que possui deficiência visual, testou o aparelho durante o evento e destacou a possibilidade de ler uma variedade maior de conteúdos. “O método Braille é muito útil para alfabetização e rotulagem, mas os óculos permitem a leitura de coisas mais complicadas, como jornais, documentos e cédulas de dinheiro. Além disso, a utilização é muito simples”, disse.

Os equipamentos estão disponíveis na Seção Braille da BPP. Mais informações: (41) 3221-4911. - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário