segunda-feira, 1 de julho de 2019

Chegou a hora dos vinhos!


O Inverno chegou no Brasil, e está oficialmente aberta a temporada dos vinhos.A bebida se encaixa perfeitamente nas mais variadas celebrações e, também, nas principais refeições do dia a dia. Para os especialistas, os vinhos tintos, muito mais intensos, possuem as características que mais combinam com a estação mais gelada do ano. Serão unanimidade nos próximos meses.
Vinhos tintos encorpados, amadeirados e robustos são os mais indicados para o Inverno. Geralmente, os vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Carmenere são excelentes harmonizações com preparos de muita riqueza de sabor, entre eles as sopas e os cozidos de carnes vermelhas e legumes com molhos de tomate. Opções perfeitas para driblar os dias frios na companhia dos amigos”, comenta a enóloga Sandra Zottis, professora do curso de Sommelier do Centro Europeu.

Já para o enólogo Alcioni Dümmes, o Inverno é a melhor época do ano para os vinhos densos e complexos harmonizados com pratos intensos cheios de sabor. “O vinho representa uma imensa variedade de aromas e sabores na mesa, seja ele elaborado com apenas uma uva ‘varietal’ (por exemplo um bom Cabernet Sauvignon) ou elaborado como um blend com duas ou mais uvas (por exemplo um estupendo Bordeaux)”, detalha o especialista. Para completar, ele enfatiza as dicas de harmonização da enóloga Sandra Zottis. “Pratos cheios de corpo e sabor pedem vinhos intensos. Isso acontece pelo fato de a gordura dos pratos de Inverno ser neutralizada pelos taninos dos vinhos tintos”, destaca Alcioni.

Para Nicole Gomes, gerente da Garage Vinhos, loja conceito da Bodegas Wine, uma ótima opção para o Inverno são os rótulos daBodegas D. Mateos, da Espanha, que contam com ótimo custo-benefício. “Localizada na emblemática região de Rioja, a vinícola familiar se dedica a produção de vinhos há sete gerações, onde boa parte dos vinhos são elaborados com a uva típica da Espanha, a Tempranillo. A vinícola tem seu foco na produção de vinhos de alta qualidade e personalidade, trazendo características únicas aos seus vinhos”, completa Nicole. - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário