domingo, 16 de junho de 2019

Ericeira um pedacinho de Portugal

Semelhança da língua? Não sei. Mas Portugal tem sido um dos lugares mais procurados pelos brasileiros na última década, até mesmo para morar. Lisboa, a capital, Porto, Coimbra, entre tantas outras, nos encantam, como a pequenina Ericeira as margens do Atlântico. 
Antiga vila de pescadores, mantém sua tradição. Ganha um colorido especial no verão, quando suas praias se enchem de turistas e surfistas. Todos atraídos pelo clima, praias limpas e frutos do mar sempre muito frescos.

Nos meses de julho e agosto, a população aumenta e o movimento nos cafés, restaurantes e bares ao redor da Praça da República avança noite adentro.
Simpático hotel de 1 estrela, fica na Vila Ana Margarida.
Oliver 3 Hostel, em frente a Pracinha da Fonte. Oferece quartos e também alojamento comunitário. Tem cozinha que pode ser usada pelos hóspedes.
Hostel Surfer´s Den um dos muitos para surfistas, uma vez que Ericeira é o paraíso dos surfistas. Fica ao lado da Rodoviária.
Um dos hostels mais novos de Ericeira, existe em todos os locais de surf no mundo, como Costa Rica e Panamá, entre outros.
Igreja Matriz do século 17.
Ericeira é uma aldeia branquinha, encarapitada no topo de uma falésia, uma das emoções mais serenas que Portugal reserva. Um mar azul/esverdeado junto as escarpas/penhascos, apresentam um cenário muito bem cuidado. Possui bons hotéis, hostels e casas de famílias que alugam quartos no sistema compartilhado.
Antiga escola primária, hoje Ericeira Business Factory, um espaço de coworking local.
Ruas estreitas e de pedras, casas brancas e bem conservadas, verdadeiros labirintos, mas cheio de poesia.
A fonte de água.
O pelourinho.
Seu bairro antigo permanece como antes. Um labirinto de ruas estreitas, casas brancas caiadas com detalhes em azul nas portas e janelas, penduradas sobre o mar que se descortina em bonito cenário. Cravado bem no centro da vila está o pelourinho, a fonte de água limpíssima, e o convite para gostosas caminhadas
É do Largo das Ribas, no alto do penhasco rochoso que se vê o porto pesqueiro cheio de atividade. No dia 16 de agosto, há o festival anual dos pescadores, quando uma procissão de luz de velas vai ao porto até a base do penhasco para abençoar os barcos.
O entardecer na praia do Algodio.
O Be U excelente supermercado de produtos orgânicos. Possui restaurante, espaço para pilates e terapias complementares.
Está com fome de pizza? Uma boa sugestão é a Pizzaria do Angelo. 
Se a opção é vegetariana, você vai encontrar no Be U supermercado de orgânicos, com restaurante, espaço de pilates e terapias complementares. Aqui a escolha foi vegetariana - cuscuz com cogumelos e húmus de grão de bico e batata doce, batata salsa no forno com molho de abacate e salada de folhas.
E foi de Ericeira que no dia 5 de outubro de 1910, quando a República foi proclamada em Lisboa, que a família imperial portuguesa partiu para o exílio. Um painel de azulejos na Capela de Santo Antônio recorda o evento.

Como chegar: a empresa Mafrense é a única que faz o trajeto – Lisboa-Mafra- Ericeira - ida e volta custa 11,40 euros. A estrada é ótima. No trajeto  está outra aldeia encantadora: Mafra. Merece uma visita para conhecer o imponente palácio barroco e mosteiro, construídos durante o reino do monarca mais extravagante de Portugal, D.João V. - Crédito das fotos Marina Cestaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário