terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Problemas bucais afetam o esporte


Hoje, dia 19 de fevereiro, comemora-se o Dia do Esportista. E para um atleta se destacar, tudo precisa estar em harmonia. Tendo essa afirmação como verdade, há um braço na odontologia que pouco se fala: é a odontologia do esporte, que ajuda na performance dos atletas, chegando a evitar problemas desde a má oclusão, respiratórios e até infecções bucais.

Segundo alguns estudos, o rendimento de um atleta pode diminuir em até 21% por causa de problemas relacionados à dentição.

Analisando a importância do bem-estar e saúde como um todo, não apenas as dores de dente podem causar esse déficit, mas também pequenos problemas como má-oclusão ou até uma simples gengivite. Por isso a importância da visita em um dentista de confiança pelo menos de 6 em 6 meses, sendo o ideal a cada 4 meses.

Há também as complicações ocasionadas por grandes traumas, típicos de esportes de contato, que podem ser prevenidos com protetores bucais adequados. Dados divulgados pela National Youth Sports Foundation revelaram que aproximadamente 5 milhões de dentes são perdidos por ano em atividades esportivas de contato. Essa é uma demanda que já abre espaço para outra especialidade da odontologia: a implantodontia.

Pode-se então afirmar que, vulnerável e com dores, o esportista ficará incapacitado de oferecer seu melhor desempenho em competições. “Manter a saúde bucal ajudam a manter a mente e o corpo saudável, melhorando a integridade física e mental de qualquer pessoa”, diz o cirurgião-dentista, Dr. Cristian Higashi, sócio da Ki Odontologia localizada na Rua Fernando Simas, 240. Dr. Cristian Higashi é Mestre e Doutor em Dentística Restauradora – UEPG/PR; e Doutorado Sanduíche na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto/Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário