segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Concurso de Panetone salgado


Outro dia tive o privilégio de participar como jurada de concurso de panetone salgado. Por favor, não torça o nariz. Foi simplesmente maravilhoso. A ação da Universidade Positivo/Curso Gastronomia e parceria com a Vale Fértil, foi uma agradável surpresa. Cinco competidores mostraram muita criatividade. Utilizaram da azeitona, a linguiça Blumenau, bacon, alcaparra, banana da terra, frutas secas, linguiça calabresa, cenoura, essência de cataí, e por aí afora

O juri passou apertado para tomar a decisão. Da imprensa, o jornalista Juliano Maia – do Blog Minha Gula e revista Dimensão; eu, do Blog Marian Guimarães e revista Where Curitiba, e outros dois professores/profissionais de duas empresas parceiras da Vale Fértil e UP.

Como um reality show a prova começou. Foi difícil a escolha. Talento, dedicação e criatividade em todos esses futuros profissionais da cozinha, foi o que não faltou. Após a finalização do panetone os concorrentes faziam a apresentação, descrevendo os produtos utilizados e o juri a degustar. 
A vencedora foi Hellen Carine que utilizou, além de azeitona da Vale Fértil, também linguiça Blumenau, tomate seco, entre outros produtos que a imaginação permitiu.
O segundo lugar ficou para Luiz Felipe Tomazelli.
O terceiro foi de Osvaldo Raksa Neto.
As duas outras concorrentes tiveram excelente pontuação. Mas só podíamos escolher três. Layla Costa Nunes, de Paranaguá, fez uma bonita homenagem ao litoral. Criou o Barretone, um panetone com barreado. 
Já Valdeci Barginski, além dos produtos da Vale Fértil, incrementou seu panetone com baiconzitos, que deu uma deliciosa crocância ao produto, e um recheio diferenciado.

Foi assim que a receita que geralmente leva frutas secas ou
gotas de chocolada na massa adocicada mudou completamente.s comentários
e análise das novas receitas.
O concurso teve 9 inscritos e 5 participantes foram à final, mostrando suas
habilidades com os ingredientes e, principalmente, com a harmonia de sabores
- já que a regra de colocar azeitonas nas receitas trazia um desafio: o
equilíbrio de sal.
A receita vencedora agora vai virar pauta do programa Vale Dica com Lizie da
Vale Fértil, mas os prêmios não param por aí. Helen levou para casa 1 kit de
produtos Vale Fértil, R$300 em prêmios e uma bolsa de 50% em uma das
pós-graduações da UP. 

Os outros participantes, e nós do juri também recebemos mimos das empresas. - Fotos divulgação e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário