segunda-feira, 28 de maio de 2012

Feitiço português

Decorado com extremo bom gosto e sofisticação. Completado por um cardápio e harmonização de vinhos do melhor estilo. Assim foi o jantar “Cozinha de Grandes Descobertas” que a rede Mabu Hoteis e Resorts ofereceu, no fim de semana, para um grupo de jornalistas e formadores de opinião, e que deverá se repetir no próximo dia 01 de junho para os sortudos que conseguirem reserva. Recomendo.

As delícias do cardápio iniciavam com os bolinhos de bacalhau e já refletia bem o espírito da cozinha portuguesa. Os bolinhos foram harmonizado com o drinque Portonic, drinque a base de vinho do Porto White e água tônica , servidos por um batalhão de simpáticos e atenciosos garçons.


Dando início ao jantar, o sommelier Flavio Bini da importadora Porto a Porto (parceira do evento) fez a exposição dos vinhos que seriam servidos. Para marcar a vinda de cada iguaria, o chef Tarciso Lopes também avisava sobre a sua composição, o que ativava mais ainda as papilas gustativas.

A nova proposta enogastronômica da rede Mabu - que será realizada a cada dois meses no Espaço de Arte Jayabujamra-, está sob a responsabilidade de um grupo de jovens. É a terceira geração da família Abujamra, proprietária da rede. (No detalhe a gerente-geral Márcia Abujamra).
O Amuse Bouche – creme de favas maduras com coentro e churiço assado, foi harmonizado com o vinho alentejano Marquês de Borba Branco. Vinho elegante, mostra complexidade e excelente equilibrio.
A cada prato o chef Tarciso Lopes descrevia sua elaboração. Esta entrada foi um brandade de bacalhau com um toque de couve e caldinho de feijão preto. Também foi harmonizado com o vinho Marquês de Borba Branco.
O prato principal foi um cozido de cordeiro ao demi-glacê de cogumelos, acompanhado de brócolis e mini batatas ao murro. A harmonização foi com o tinto Marquês de Borba. Aroma de frutas maduras, bom corpo, envolvente, bom final. Foi muito bem com o cordeiro.
A sobremesa foi uma releitura do Toucinho do Céu ao creme inglês. A harmonização foi com o maravilhoso vinho Porto Tawny.
Sobre as mesas os galinhos de Barcelos (que depois do jantar foram presenteados aos convidados), nas paredes detalhes de azulejos portugueses. Nada foi esquecido.
 Parabéns à equipe de cozinha e de salão do Mabu, como disse o chef Tarciso: o trabalho foi conjunto.
Fotos e montagem Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário