quarta-feira, 23 de maio de 2012

Degustação dos canadenses da Cave Spring


Quando se fala em vinho do Canadá, a primeira lembrança é o Ice Wine, aquele vinho elaborado com uvas congeladas naturalmente, colhidas do vinhedo à temperatura de 10.C.  Mas no Canadá tem esse vinho que á ganhou notoriedade no mundo, e muito mais.
Ontem (22 de maio), tive a oportunidade de degustar no show room da importadora Porto a Porto os vinhos canadenses da Cave Spring. Quem veio para o workshop foi o enólogo e sócio -fundador da vinícola, Angelo Pavan. Um enólogo apaixonado e talentoso, com um grande conhecimento da viticultura da Península da Niágara. Angelo Pavan foi quem ajudou a promover o início da elaboração de castas européias na região de Ontário.

Degustamos quatro vinhos: um Riesling 2009; Riesling Estate Bottled 2009; Pinot Noir 2009 e um Ice Wine (Riesling). Todos muito equilibrados e complexos.
Oprimeiro, Riesling 2009, elegante, com aromas de limão siciliano. No paladar é seco, final de boca agradável. Graduação 10%. É o vinho ideal para acompanhar queijos.

Em seguida foi o Riesling Estate Bottled 2009. Uma bela cor amarela palha, com aroma de tangerina. Levemente adocicado, boa acidez. Foi o preferido da noite, entre os brancos.
Depois foi a vez do Pinot Noir 2009, tinto seco, apresenta aromas de frutas vermelhas e especiaria, acentuando a canela. Boa acidez. Vinho que passa por fermentação alcoólica e com temperatura controlada. Ideal para acompanhar carne suína.

Encerramos com o Ice Wine, o delicioso vinho de sobremesa. De cor amarela dourada, com aromas de canela. Acidez elevada e muito equilibrado, final longo. Ideal para acompanhar foie gras, crème brûlée, entre outras delícias.Um vinho que não pode faltar na adega. – Fotos divulgação e montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário