quarta-feira, 1 de junho de 2011

Novidades no copo

Eventos e novidades em torno do mundo de Baco não têm faltado em Curitiba. Ontem a capital paranaense foi palco de uma grande feira promovida pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

A feira descortinou boas novidades portuguesas como o FP Branco de Filipa Pata que sua irmã, Luísa, trouxe pessoalmente para a Wine Gourmet Show; e o Monsaraz Premium Tinto – safra 2008-, da Carmim (Alentejo), e outras tantas vinícolas.

Africanos, chilenos, argentinos, espanhóis, italianos, franceses e até rubros americanos, um item pouco comum por aqui, também estava lá, para alegria dos visitantes.

O evento reuniu cerca de 40 expositores, apresentando mais de duas centenas de rótulos, para 600 convidados que circularam pelo salão de convenções do Sheraton, onde foi montada a Wine Gourmet Show.

Após a (divina) maratona fui para casa feliz em ver que Curitiba não deixa nada para os grandes centros. I Wine Gourmet Show foi um sucesso. Ano que vem tem repeteco.
Os diretores Pedro Oliveira (Porto a Porto) e Adilson Carvalho Jr.(Casa Flora), tem tudo para comemorar: o I Wine Gourmet Show superou as expectativas.

O Ironstone Reserva – safra 2007-, uva Zinfandel. Gostei. Um vinho potente, elegante. É da região Lodi (centro da Califórnia) e vem de vinhedos com mais de 150 anos. Vinho de cor rubi intenso, taninos aveludados, boa acidez.

O italiano este Pazzia-Primitivo di Manduria, da Luccarelli, também despertou minha atenção, ou melhor, paladar. Vinho elegante, deixa na boca o gostinho de quero mais. Pena era só degustação pois tinha muitos outros pela frente.

O Monsaraz Premium Tinto – safra 2008-, da Carmim, me surpreendeu. A Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz está integrada na Rota dos Vinhos do Alentejo. É aberta à visitação, (Reguengos de Monsaraz) fica bem próxima da cidade de Évora.

Luísa, irmã da enóloga Filipa Pata trouxe, em mãos, o FP Branco. Na próxima semana vai estar à disposição da clientela nas principais lojas e adegas do Brasil.

Ana López Lidon, da Gramona, com as cavas, deliciosas borbulhas espanholas.

Para rebater o vinho nada melhor do que massas e excelentes molhos.Também tinha variações de risotos, e uma bonita mesa de frios e embutidos bastante disputada. - Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário