sexta-feira, 31 de julho de 2020

Turismo do Paraná em ação

“Desde o ano passado, estávamos desenhando essa parceria para fortalecer as IGRs. Agora, essa ação faz ainda mais sentido porque sabemos que a retomada do turismo pós-pandemia será, inicialmente, num contexto regional. Portanto, quanto mais profissionalizados, instrumentados e preparados para receber os turistas, melhor será o rendimento dessas instâncias”, explica a coordenadora estadual turismo do Sebrae/PR, Patricia Albanez. 
 
Na programação, está prevista a oferta de 120 horas de consultorias gratuitas e individualizadas para os membros das IGRs, compostas por diagnóstico de gestão, plano de ação e monitoria de resultados, além da realização de pelo menos três workshops sobre liderança e representatividade política e regional das IGRs. No trabalho, estarão envolvidas as principais representações de turismo de cada região, além de consultores do Sebrae/PR e técnicos da Fecomércio PR. 
 
“Um grande trabalho só é possível quando feito por várias mãos. Esta parceria vai fortalecer as IGRs e empresas de turismo de todas as regiões do Estado para a demanda que irá surgir, pois sabemos que o turismo regional será o primeiro a retomar. Agora, é hora de investir em capacitação para que a retomada seja sustentável, segura e que mantenha o Paraná como uma referência no trabalho realizado com as regiões”, destaca o gerente de turismo do Sesc e representante da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini.
 
No Paraná, o Programa de Regionalização do Turismo já tem 17 anos de trajetória. Desde o início, o Estado trabalha para fortalecer e dar mais visibilidade às regiões turísticas, divididas atualmente em: Litoral; Rotas do Pinhão; Campos Gerais; Norte Pioneiro; Norte do Paraná; Vale do Ivaí; Ecoaventuras, Histórias e Sabores; Corredores das Águas; Entre Matas, Morros e Rios; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Riquezas do Oeste; Lagos e Colinas; Terra dos Pinheirais e Vales do Iguaçu.
 
Em cada região, as IGRs são compostas por representantes que atuam para melhorar a articulação e interlocução entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Com o início desta ação proposta pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR e Paraná Turismo, a expectativa é que esse trabalho seja ainda mais fortalecido. 
 
“Nosso maior desafio é desenvolver redes de apoio, envolvendo diversas instituições que entendam a importância das IGRs como interlocutoras entre cidades e Estado. Há um grande comprometimento com o turismo em cada região e sabemos que ainda existem muitas dificuldades. A ação com as Instâncias, além de contribuir para agregar mais valor a este trabalho, também poderá fortalecer as IGRs perante empresários e possíveis apoiadores do turismo regional”, detalha a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta.  
 
Com o plano apresentado e diante das expectativas para a retomada, o diretor executivo da agência de desenvolvimento regional do Sudoeste do Paraná, Célio Bonetti, vê esta oportunidade como um passo importante para o avanço das IGRs. 
 
“Toda ação que visa o fortalecimento das IGRs é bem-vinda. Pelo trabalho que já conhecemos do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Paraná Turismo, apostamos que a consultoria proporcionada vai atingir as expectativas, pois vai focar na estruturação no que tange a temas como gestão, estrutura financeira e relacionamento com o empresário do turismo de cada região”, conclui Célio.  
 
Os trabalhos previstos são embasados no Decreto nº 5925/2012, que instituiu o Certificado de Reconhecimento das Instâncias de Governança Regional de Turismo do Paraná e, também, no Masterplan Paraná Turístico 2026, um pacto que traça direcionamentos estratégicos para o turismo estadual. O objetivo é concluir o cronograma de atividades até outubro deste ano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário