sábado, 25 de julho de 2020

Óleo Essencial de Tangerina Verde

Basta tirar um pedacinho de sua casca para o ambiente ser invadido por um cheirinho inigualável. Já pensou em ter esse aroma dentro um vidrinho e na palma da mão? Com propriedades comprovadas de acionar a serotonina, responsável pela alegria no organismo, e inúmeros outros benefícios, é que a empresária Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza, empresa de cosméticos orgânicos e veganos, voltou os olhos para esse insumo da tangerina verde.
 
Como já é prática da empresa se envolver com cooperativas e pequenos agricultores, foi a partir de uma parceria com o Sebrae e a Copavale, cooperativa com 53 famílias de produtores da fruta em Cerro Azul (PR), é que nesta semana lançou o óleo essencial à base de tangerina verde ou como é mais conhecida, ponkan.
Essa fruta é de uma riqueza única. Tem vitamina C que é antioxidante, vitamina A responsável por regenerar pele e cabelo, vitamina B1 que ajuda na função cerebral, atenção e pensamento e vitamina B6 que previne distúrbios nervosos”, explica Rose, que está à frente de todo desenvolvimento do óleo essencial.
 
A ideia partiu do aproveitamento máximo da fruta. O suco já estava no radar dos produtores e foi a Rose, sempre em sintonia com projetos similares, quem sugeriu que a casca fosse transformada em óleo essencial para então agregar valor na cadeia produtiva. 

“Implementamos um programa de produção que acompanha do preparo do solo ao destino do bagaço com o intuito de ter um aproveitamento máximo da fruta chegando a resíduo zero”, explica Ivan Silva Evangelista, consultor do Sebrae. “Nos engajamos no projeto e abraçamos a causa porque temos como máxima acolher os pequenos produtores e ajudá-los a ver o valor que suas produções possuem”, conta Rose.
O envolvimento de todos resultou hoje em uma produção 100% aproveitada. “Quando você melhora a cadeia e agrega valor nos produtos potenciais você está trazendo mais renda para os produtores,  para o comércio local e para toda cadeia produtiva”, conta Débora do Nascimento, presidente da Copavale".

 Atualmente a Cativa Natureza desenvolve produtos com insumo como ponkan, abacate, pimenta rosa, e tantos outros, provenientes da agricultura familiar. “Acredito que esse seja nosso maior compromisso, não apenas a produção de cosméticos naturais e orgânicos e sim cuidar inclusive da geração de renda de quem planta, de quem faz brotar nossa matéria prima”, finaliza a empresária.
O lançamento acontece nas redes sociais @cativanatureza. Toda renda obtida com a venda do produto é rateada com os agricultores. “Essa também é mais uma forma de valorizar o trabalho deles, gerando renda não só com o plantio e colheita, mas também no produto final”, finaliza a empresária. O óleo essencial de Tangerina Verde já chegou às prateleiras das lojas Cativa Natureza em Curitiba, Itajaí, Fortaleza, e em diversos pontos de venda da marca e no e-commerce www.cativanatureza.com.br. O produto está à venda a R$ 35,90 em vidro de 10ml.

Como usar
A instrução para utilização é na aromaterapia e também para massagens através de óleo carreador, utilizado para diluir o óleo essencial para que então ele possa ser utilizado na pele. A Cativa Natureza produz óleo carregador de girassol. - Fotos divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário