terça-feira, 14 de julho de 2020

Mel e Melado e suas diferenças


Já está nas gôndolas dos supermercados os novos produtos da Superbom : mel e melado. Ricos em nutrientes essenciais como potássio, ferro e cálcio, esses itens asseguram, além de equilíbrio à dieta, muito sabor, sendo ótimas alternativas para substituir o açúcar refinado para adoçar doces, cafés, chás e outras receitas.

Mas é bom saber que "apesar de esteticamente semelhantes, o mel e o melado têm composições diferentes. Enquanto o melado é um produto originado da cana-de-açúcar, o mel é fornecido pelas abelhas melíferas", explica Jéssica Santos, nutricionista da Superbom empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis. "É importante reiterar também que, diferente do melado, o mel não é vegano. Portanto, os adeptos desta dieta e estilo de vida devem sempre optar pelo melado na hora de criar suas receitas. "

Muito além de meros adoçantes naturais, esses produtos são auxiliares importantes para o bom funcionamento do corpo e para manter a imunidade sempre saudável. Abaixo, a nutricionista elenca os seus principais benefícios para a saúde. Confira:

Mel
Composto predominantemente de frutose, glicose, água e minerais, o mel apresenta diversas funções benéficas ao organismo, como o fortalecimento da imunidade. É usado com finalidades antisséptica, antioxidante, antirreumático, diurética, digestiva, expectorante e calmante.

Ele também auxilia no combate à prisão de ventre, estimulando o intestino a se movimentar, e no alivio de má-digestão, úlceras gástricas, bronquite, asma e dor de garganta. A nutricionista explica, que, no entanto, é preciso consumi-lo com moderação.

"O mel é um componente bastante calórico. Uma colher de sopa dele possui cerca de 55 calorias, valor calórico próximo ao encontrado na mesma medida de açúcar refinado", adverte.

Melado

O melado é um xarope de sacarose, produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura. É rico em nutrientes muito importantes como cálcio, magnésio e ferro. "Entre os seus inúmeros benefícios, estão a prevenção e combate a anemias, fortalecimento dos ossos e sistema imunológico e controle da pressão arterial. Embora seja uma alternativa saudável, também deve ser consumido de forma equilibrada. Uma colher possui o equivalente à 72 calorias", recomenda. -
Foto divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário