quinta-feira, 5 de julho de 2018

O conforto para viagem


A indústria de malas se reinventou nos últimos anos com a revolução pela qual passou o mercado de produtos e serviços ligados a viagens. A Ika, uma das principais marcas brasileiras do segmento, estreia em 2018 uma nova estrutura comercial e de distribuição e lança novas linhas de produtos com tecnologia e design de ponta.

O reposicionamento da marca vem acompanhado de uma série de ações, além da aposta em tecnologia e design na expansão das coleções de malas e acessórios de viagem. 

As linhas Vanguard, Shell, Unika e Victory são as novidades apresentadas pela marca. Cada uma delas com características próprias de matéria-prima e layout, todas as linhas apostam na tecnologia e qualidade.

A contratação do executivo de vendas Marcelo Montanari, com 15 anos de experiência no segmento, para a ampliação da rede de distribuição dos produtos em todo o Brasil também faz parte da estratégia. 

De acordo com o diretor de marketing da K1, detentora da marca, Leon Knopfholz, o consumidor de hoje busca design, tecnologia e preço. “As mudanças do perfil de viagens, o incremento do deslocamento aéreo, tanto a lazer como profissional, e as restrições de peso das companhias aeronáuticas foram determinantes para as mudanças do segmento”, explica.
Knopfholz ressalta que a bagagem teve de se adaptar a toda esta revolução. Atualmente, a compra de malas é muito mais definida pelo estilo de vida do consumidor, independentemente da origem social. Um aspecto é comum aos diversos públicos: o ato de viajar, seja qual for a razão, é um momento especial. Malas de viagem que passavam a maior parte do tempo esperando para serem utilizadas em uma ocasião especial passaram ser leves, pequenas, funcionais e adaptáveis aos mais variados tipos de deslocamento.
História
A marca Ika acompanhou toda esta mudança. Seu primeiro registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial é de 1948, realizado pela empresa fundadora, a Indústria Irmãos Knopfholz Associados. De 1950 a 1980, a marca cresceu continuamente, com expressiva participação no mercado nacional e internacional de malas e artigos de viagem. 

A marca teve posicionamento icônico na mente de várias gerações de brasileiros, como sinônimo de tradição e qualidade, sendo cúmplice de emoções nas idas e vindas, encontros e desencontros das pessoas em seus diversos tipos de locomoção.

A década de 1990 foi de imensas dificuldades para a indústria, assim como para tantas outras no Brasil. Em 1996, a empresa abriu falência e após um leilão de seus ativos a marca passou por diversos grupos empresariais, até ser comprada pela K1 Licenciamento e Marketing. Hoje, uma estratégia de reposicionamento da marca traz a Ika novamente ao mercado brasileiro com força total e posição estratégica entre os principais players nacionais e internacionais. _ Fotos Carolina Becker.

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