quinta-feira, 18 de maio de 2023

Semana dos Orgânicos no Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Curitiba promove, a partir do dia 23 de maio, a Semana dos Orgânicos. O evento acompanha todos os anos o calendário nacional da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é realizado pelo setor de produtos orgânicos do Mercado.  O objetivo é promover o consumo e o conhecimento sobre os benefícios nutricionais, ambientais e sociais dos produto livres de agrotóxicos.

Na programação da Semana de Orgânicos deste ano está prevista a realização de uma aula show com a chef Iracema Bertoco e com o chef Vavo Kriech, ambos professores do Centro Europeu, sobre os benefícios da alimentação orgânica. Além disso, os frequentadores do mercado poderão acompanhar também um desfile de moda com produtos da Botané, marca que comercializa roupas produzidas com produtos orgânicos e uma experimentação olfativa de óleos essenciais.

A nossa ideia é que os frequentadores do Mercado Municipal de Curitiba conheçam um pouco mais sobre a produção orgânica e inspire-se a consumir produtos que fazem bem não só para a saúde, mas para o meio ambiente e para a sociedade em geral”, explica Cleverson Schilipack, presidente da ASCESME (Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba).

Para terminar a semana, o Coral Curumim, composto exclusivamente por crianças, vai fazer uma apresentação especial para os clientes do Mercado Municipal de Curitiba.

Um dos permissionários do setor de Orgânicos do Mercado, o Julio Kobe afirma que, atualmente o consumo de produtos orgânicos já está mais disseminado, mas quando ele e a família começaram, ainda na década de 90, não era bem assim: “eu venho de uma família de agricultores e, em 1994, uma das minhas tias resolveu começar a cultivar morangos orgânicos e foi assim que começamos a investir”, conta Kobe, “hoje nós já temos uma variedade grande de produtos e a cultura do produto orgânico já está mais disseminada, mas na época não, nós só produzíamos morango e tomate. Eu sou um dos produtores pioneiros do Paraná e, no começo, atuei como fornecedor para vários outros comerciantes”, explica o produtor.

Atualmente o Paraná possui 3916 produtores de produtos orgânicos certificados, o maior número do Brasil. Isso representa 16% da produção brasileira de acordo com as informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A produção orgânica do Estado chega a 50 mil toneladas por ano e envolve diversas cadeias, como por exemplo, hortifrúti, grãos e mandioca.

Sobre o setor de Orgânicos do Mercado

      O setor de orgânicos foi inaugurado em fevereiro de 2009 com 14 lojas pioneiras no segmento. Foi o primeiro espaço totalmente dedicado à comercialização de produtos orgânicos dentro de um mercado público e vai muito além de verduras e frutas.

      Além dos hortifrútis, no Mercado Municipal de Curitiba há carnes, leite, roupas e até cosméticos sem o uso de agrotóxicos. Eles se destacam pela sustentabilidade, rastreabilidade e segurança. Alguns exemplos são os precursores Restaurante Ohana, o primeiro 100% orgânico do Brasil; o Açougue Taurino´s, o primeiro 100% orgânico da América Latina; e a Cativa Natureza, rede pioneira de cosméticos orgânicos; assim como os alimentos direto do produtor nas bancas de hortifrútis.

Serviço:
PROGRAMAÇÃO SEMANA DOS ORGÂNICOS
Mercado Municipal
Data: 23 a 28 de maio
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba / PR

CRONOGRAMA DE EVENTOS:

23/05 - 15h - Experimentação Olfativa - Óleos essenciais

Local:  Cativa Natureza – Setor de Orgânicos

Ministrado por Priscila Gritten Sieben (Doutora em Ciências farmacêutica e especialista em Óleos essenciais e Rose Bezecry (idealizadora da Cativa Natureza), Farmacêutica especialista em Oléos essenciais)

25/05 - 15h - Desfile roupas sustentáveis

Local: Botané – Setor de Orgânicos

27/05  - 11h - Aula show com Iracema Bertoco e  Vavo Krieck

Local: Cozinha Electrolux

27/05 - 13h Coral Curumim

Local: Setor de Orgânicos

01/06 - 15h - Palestra com Aline Quissak - Alimentação terapêutica na ansiedade

Local: Auditório Mercado Municipal - Foto Luiz Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário