Após a seleção, as melhores receitas foram reproduzidas e provadas pelos chefs para atestar a qualidade e sabor das novidades. A receita que mais chamou atenção foi a Caldeirada Suína, por unir um prato tradicional a novos ingredientes. “Esse prato foi o maior diferencial da ação, pois trouxe uma receita já conhecida na gastronomia, mas que costuma ser composta por outros tipos de carne e que, neste caso, funcionou muito bem com a opção suína”, explica o chef Maurício Fontana.
Foram premiados também os pratos: Lombo Recheado com Farofa Alegra da colaboradora Mariana Novais Bonifácio, o Feijão Mexicano, de Daniele Gabriel Oliveira, a Sobrepaleta com Molho de Mostarda e Mel, de Ariel Correia Vieira e a Lasanha de Pernil Alegra, da vovó de Karime Podolan.
Sobre a iniciativa, que premiou os colaboradores vencedores, o chef Délio Canabrava ressalta que é uma forma de incentivar a gastronomia e inovação na cozinha dentro dos lares. “Essa ação fomentou a criatividade e o uso de uma carne tão saborosa e tão saudável. As receitas foram muito bacanas. Foi possível perceber o gosto das pessoas pela gastronomia com ideias tão diferentes”, conta Délio.
CALDEIRADA SUÍNA
Ingredientes:
- 1,200kg costela suína Alegra
- 200 gramas calabresa Alegra em rodelas
- 0,600 kg batata cortada as rodelas grossas.
- Páprica apimentada a gosto
- 300 gramas de bacon Alegra em cubos
- 4 cebolas médias cortadas as rodelas grossas
- 6 dentes de alho
- 4 tomates maduros sem pele e sem sementes
- 1 unidades de pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 1/2 ramo de salsinha
- Azeite de 1.5º de acidez
- 1 litro de vinho branco
- 500 ml cerveja preta
- 500ml de água
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Corte a costela suína Alegra e coloque os alhos picados, páprica e o sal, ficando assim de um dia para o outro.
- Coloque em uma panela de ferro camadas alternadas de cebola, os pedaços da costela suína Alegra, bacon Alegra, calabresa Alegra, batatas, tomates e assim sucessivamente, sendo a última camada de cebola e tomate. Regue com azeite e o vinho, junte a salsa e os pimentões em tiras.
- Leve ao fogo forte até ferver, depois deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 1h e 30m, tendo o cuidado de conservar o tacho tapado e misturar de vez em quando sem alterar as camadas.
NOTA: é importante que o azeite tenha este grau de acidez, isto porque ele resiste a altas temperaturas. - Fotos Guto Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário