sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Icewine da Vinícola Pericó

A história vitivinícola conta que povos muito antigos, como os romanos, já produziam vinho com uvas congeladas e que o primeiro “vinho do gelo” da era pós-romana foi feito na Alemanha, em 1794.

Mais de dois séculos depois, a vinícola Pericó lançou, no dia 10/10/10, às 10h10’10’’, o primeiro e único “vinho do gelo brasileiro” em uma data especialmente escolhida para um vinho raro da safra 2009.

O Pericó Icewine foi cultivado a 1.300 m.s.n.m. em São Joaquim, Santa Catarina, é resulta de um projeto inovador onde foram colhidas uvas congeladas a -7,5 °C no amanhecer de 4 e 12 de junho de 2009, para elaborar um vinho raro e genuinamente brasileiro.

Enquanto na maioria dos países produtores de icewine, como Alemanha, Áustria e Canadá, as uvas são das variedades brancas, na Pericó a eleita foi uma das mais requisitadas da atualidade: a Cabernet Sauvignon.

E para ‘guardar’ esse vinho raro, buscou-se na Itália uma pequena garrafa com peso, transparência e design capazes de expressar a charmosa e rica história do primeiro vinho do gelo brasileiro.

O que o apreciador vai encontrar é um estojo especialmente elaborado, contendo uma lata diferenciada desenvolvida em parceria com a Meister de Santa Catarina, um livreto ricamente ilustrado que conta a história do icewine da Pericó e uma tag com dicas de harmonização. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário