sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cinema Judaico

A partir de amanhã (25) e vai até dia 29, Curitiba recebe pela primeira vez a mostra do Festival de Cinema Judaico do Clube A Hebraica, de São Paulo.

Foram selecionados oito filmes premiados internacionalmente que serão exibidos no cinema do Shopping Novo Batel. São eles: Cinco dias sem Nora, Em Busca da Memória, Roube um Lápis para Mim, The Yankles, A Cinco Horas de Paris, Roman Polanski, Duas Senhoras e Por um de meus olhos.

Na abertura do festival, amanhã, será apresentado o filme Cinco Dias sem Nora (melhor filme no Festival Internacional de Cinema Latino-Americano de Biarritz 2009; melhor filme no Festival de Cinema de Mar del Plata 2009; júri popular no Festival de Cinema de Miami; melhor diretor no Festival Internacional de Cinema de Moscou) é um drama mexicano que começa com o suicídio de Nora por uma overdose de comprimidos.

The Yankles, será apresentado domingo, às 20 hs. Entre as premiações recebeu o Golden Award no Festival de Las Vegas 2010; e melhor comédia no Festival Judaico de Los Angeles 2010. A história fala de um ex-jogador de beisebol vítima de alcoolismo que é acolhido por estudantes de uma ieshivá à procura de um treinador.
A ficção francesa Duas Senhoras, também é o programa de domingo (26), às 18 hs. Conta a história de uma enfermeira árabe que começa a rabalhar para uma idosa judia.
Em Busca da Memória é o filme que será apresentado no dia 28, às 20hs. Mistura autobiografia e história para falar de um dos mais importantes neurocientistas do século 20 Eric Kandel. O documentário narra as experiências traumáticas da infância de Eric Kandel, em Viena durante a ocupação nazista, e os anos de formação como jovem imigrante em Nova York.
O festival é uma realização da Comunidade Israelita do Paraná, com apoio do Shopping Novo Batel, A Hebraica e Embaixada da França.
Mais informações: (41) 3538-6272
Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário