quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Gastronomia responsável

Organizado pela Fundação O Boticário, foi lançado ontem(21), em Curitiba, o Gastronomia Responsável. O lançamento, reuniu grupo seleto de convidados e imprensa especializada, ocorreu no Restaurante Guega.

O movimento reúne 15 restaurantes da cidade com o objetivo de ampliar a reflexão sobre como alimentação e natureza podem manter-se em equilíbrio

O objetivo do Gastronomia Responsável é aliar conservação da natureza à gastronomia, indicando que ambas podem estar em equilíbrio.

O movimento tem curadoria do chef Celso Freire, que convidou chefs da cidade para aderirem à iniciativa.

Ao todo, 15 restaurantes participam do Gastronomia Responsável, incluindo o Guega Ristorante, do próprio Freire.

Cada chef criou um prato unindo elaboração sofisticada e, ao menos, um dos quatro princípios de conservação da biodiversidade que direcionam o movimento: uso de ingredientes orgânicos, não-utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.

Os pratos responsáveis criados para o movimento passam a fazer parte do cardápio fixo dos restaurantes e terão valor máximo de R$ 30 (trinta reais).

A venda de cada prato reverterá R$ 1 (um real) para ações de conservação da natureza da Fundação O Boticário.
Miguel Krigsner, Presidente do Conselho Curador da Fundação Boticário, agradeceu a participação dos restaurantes participantes que acreditaram no projeto.
Malu Nunes, Diretora Executiva da Fundação Boticário Proteção da Natureza, explicou aos presentes os objetivos de tal iniciativa. De acordo com Malu, o Gastronomia Responsável tem a intenção de promover não só a oportunidade de as pessoas experimentarem pratos que incorporam princípios ambientalmente responsáveis, como também a reflexão sobre a própria conservação da natureza.

O colunista Reinaldo Bessa, da Gazeta do POovo, e a jornalista Mônica Santana, da NQM Comunicação, ficaram encantados com o projeto cujo objetivo é aliar conservação da natureza à gastronomia. Rogéro Gobbi, coordenador do curso de Gastronomia do centro Europeu, Andre Sorgenfrei, coordenadora dos Caderno Especiais da Gazeta do Povo, entre os quais faz parte o caderno Bom Gourmet, e Dario Paixão, coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Positivo.
O encontro foi prestiguado, maciçamente, por todos os proprietários dos restaurantes participantes.
Integram o movimento os restaurantes: Bistrô do Victor, Cantina do Délio, Edvino, Gepetto, Lapinha SPA, Madero, Maia Box, Missouri Gourmet Deli, Oli Gastronomia, Original Beto Batata, Quintana Café e Restaurante, Sel et Sucre, Zea Maïs e o mexicano Totopos. O Gastronomia Responsável será um movimento perene que passa a figurar no roteiro gastronômico de Curitiba.

Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário