segunda-feira, 27 de março de 2023

Vinhos de outono sempre bem-vindos

O outono é uma estação que pede vinhos mais encorpados e com aromas concentrados que combinam bem com pratos condimentados e com mais sustância, ideais para os dias mais frios. 

Brancos, espumantes e rosé, que dominaram no verão, os olhos se voltam novamente para os tintos. Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Malbec, Pinot Noir e Tempranillo são boas escolhas para o outono, pois são uvas que, geralmente, originam vinhos de médio corpo ou encorpados, com sabores e aromas intensos. 

Esses vinhos combinam bem com massas com molhos densos, queijos mais fortes e pratos com especiarias, além de carnes vermelhas e suínas grelhadas e assadas. Eles chegam ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto.

Monsaraz tinto

Produzido no Alentejo, no sul do Portugal, com as uvas autóctones portuguesas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, este tinto tem aroma de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e baunilha. Em boca, é seco, macio e redondo. Uma parte do vinho amadurece em barrica de carvalho francês. Acompanha carnes vermelhas grelhadas ou assadas, pratos com cogumelos como risoto e strogonoff, tortas e quiches de abóbora, espinafre e queijos mais fortes, além de carnes suínas grelhadas, assadas e em guisados.***

Alambrado Etiqueta Negra Malbec

Aromas de frutas vermelhas como ameixas, amoras, e cerejas são típicos desse Malbec elaborado pela renomada vinícola Santa Julia, no Vale do Uco, na região de Mendoza (Argentina). Já as notas de baunilha, tabaco e chocolate vêm da maturação em barrica de carvalho francês durante 10 meses. Combinar esse vinho é bastante simples, já que se presta a harmonizações variadas com pratos à base de carnes com molhos condimentados, churrasco, massas como molhos e macarronadas gratinadas no forno.***

Norton Select Malbec

A premiada Bodega Norton assina esse tinto elaborado no renomado terroir de Mendoza (Argentina). Os aromas lembram ameixas e figos. Em boca, é elegante, apresenta bom corpo e taninos macios. Uma parte do vinho (50%) amadurece em barricas de carvalho francês e outra parte em cubas de concreto. Este tinto é bastante versátil e harmoniza com massas com molhos de tomate, molho de linguiça, molho de frango, lasanhas, além de carnes vermelhas assadas. O Malbec combina muito bem também com churrasco, especialmente com cortes mais gordurosos, como picanha e costela, mas também com filé mignon, bife de chorizo e entrecôte. Empanadas argentinas e pratos da culinária mexicana, como tacos de carne, burritos, chili e guacamole, combinam bem com o Malbec por causa de seus sabores condimentados e picantes.

Marquês de Borba Colheita tinto

A renomada vinícola portuguesa João Portugal Ramos elabora este tinto no Alentejo, sul do país, a partir de um blend de uvas autóctones: Alicante Bouschet, Aragonez, Merlot, Petit Verdot, Touriga Nacional, Trincadeira. Amoras e cassis marcam os lindos aromas de frutas. Em boca, se destacam os taninos macios e o bom equilíbrio entre fruta, acidez e taninos. Amadurece por seis meses em meias pipas de carvalho americano. Combina com carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos intensos, ragus de carnes e linguiças, lasanhas e queijos finos. Vai bem também com ensopado, cozidos, carnes suínas grelhadas e assada, além de pratos à base de feijão e couve.

Quinta do Cachão DOC Douro

Elaborado pela Caves Messias, na região Douro, este vinho é uma mistura de uvas autóctones portuguesas - Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca e Touriga Nacional. Os aromas são frutados, com notas de chocolate e tostado. Em boca, revela taninos bem maduros e macios, com final persistente. Estagia por seis meses em barrica de carvalho francês. É ideal para acompanhar carnes grelhadas, como bife de chorizo, costelas de cordeiro, filé mignon, carnes de caça, queijos macios, e massas com molho bolonhesa, carbonara e molho de queijo.

Serviço

Onde encontrar em Curitiba: Adega Brasil, Adega Municipal, Bacco e Tabaco (Campo , Largo), Casa da França, Celeiro Municipal, Condor, Festval, Luigi PietroMHG Distribuidora, Queijos e Vinhos, Scopel, Supermercado DuLeo, E-commerce Grande Adega: https://www.grandeadega.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário