domingo, 22 de janeiro de 2012

Primeiro encontro da CFV

Com o verão, estação mais quente do ano, com razão, a escolha do vinho recai sobre brancos e espumantes. Foi assim no primeiro encontro da Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba, realizado no dia 18 de janeiro. Nesta noite estávamos somente em dez confreiras. Algumas viajando, enfim, outros compromisso, mas valeu. O encontro foi conduzido pela confreira Sandra Zottis.


Como primeiro vinho degustamos o Piorro – safra 2010 -da vinícola portuguesa Quinta de São Bernardo, localizada na Região do Douro, nordeste de Portugal. O Piorro é um projeto familiar e pessoal, liderado por António e Edmar Monteiro. Pontuei como vinho elegante, textura bem construída, ligeiramente cítrico. Sem defeito. Leve, acidez agradável. Cresceu depois de algum tempo.Ótimo para bebericar entre amigos. Não exige comida, alguns petiscos, se quiser.

O segundo vinho da noite foi o italiano Cicala Del Giglio, elaborado 100% com a uva Ansonica, cultivada ao longo da costa da Toscana. Para mim, seu aroma lembrou frutas cítricas, um fundinho de abacaxi maduro. Considerei mais potente que o primeiro. Sua cor dourada palha impressionou pela beleza. No final, deixou um ligeiro amargor, mesmo assim é atraente. Ideal para acompanhar pratos à base de peixes, como a pescada amarela com legumes e pupunha, que degustamos.

O terceiro vinho foi o Marqués de Murrieta Capellania – safra 2006. Para mim foi o melhor da noite. Elaborado em Rioja é oriundo de vinhedos de Viura com 65 anos de idade. Vinho elegante, consistente, equilibrado, que no retrogosto me trouxe notas de erva-doce. Final longo e agradável. Deixa uma sensação de boca limpa, de frescor. Recomendo.
Para finalizar foi sugerido o sul-africano Ken Forrester – safra 2009 -, elaborado 100% com uva Chenin. Vinho de cor esverdeada brilhante. Boa estrutura e complexidade, com teor alcoólico: 14,0%. Não fizemos uma análise mais profunda. Até porque já havíamos degustado e analisado, por coincidência, também na primeira reunião de 2011. Degustamos como fim de noite. O próximo encontro será no dia 14 de fevereiro. Eu sou a responsável. O tema será de acessórios para vinhos.

Durante a degustação dos vinhos tivemos a companhia de alguns petiscos.

As confreiras Sandra Zottis, Suely Martÿffffednez, Analzira Carvalho e Eunice Rocha. A Eunice voltou recentemente de Portugal, onde esteve visitando as vinícolas do regiao do Dão.

Isa Pudles, Marlene Beck, Ana Tereza Londres, Marcia Toccafondo e Célia Gimenez.

Eunice, Analzira e Suely, concentradas para dar suas notas que posteriormente terão que ser justificadas.

Isa e Marlene trocando considerações.

Sandra e Suely bastante concentradas.


Marcia e Célia, num momento de descontração, brindam com o Ken Forrester.

Depois da anális sobre os vinhos uma saldinha com capaccio, veio a calhar.

Deliciosa também foi a pescada amarela com legumes e pupunha. O prato harmonizou muito bem com todos os vinhos degustados na noite. Fotos Marian Guimarães.

2 comentários: