segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Um Natal especial

Foram muitos os convites recebidos para as comemorações do Natal. Um me marcou profundamente. Foi o 4o. Domingo do Advento na Igreja Presbiteriana Central de Curitiba que, sob a regência do maestro Cornelis Kool, o Coral da Fraternidade executou a Primeira Parte do oratório "O Messias", de Handel.

Entre os solistas estava o amigo e jornalista Sérgio Wesley. Do coral também fazia parte a jornalista Mônica Santana e Júnia Wesley (esposa de Sérgio).


Foi simplesmente marcante a serenidade com que tudo era apresentado. Poucos sabem, mas todas as obras de Handel, o Messias é a mais famosa.


Handel compôs esse Oratório durante o verão de 1741, em apenas três semanas. Apesar da rapidez com que costumava trabalhar, podemos observar o vigor de um processo criativo fora do comum, cujo fruto foi uma magnífica obra de arte.


A Primeira Parte de "O Messias" apresenta a Profecia e o nascimento de Jesus. A obra se inicia com uma Sinfonia. Trata-se de uma breve abertura,isto é, introdução lenta e marcada, com caráter grave, seguida de um movimento allegro.


Nesse recitativo Comfort ye my people, ocorre o primeiro contraste em que a inquietação dá lugar à esperança "Consolai oh meu povo, diz o vosso Deus. Anunciai a Jerusalém que a sua servidão terminou".
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário