quinta-feira, 6 de julho de 2023

Festival de Inverno do Centro Histórico

 

Já está tudo pronto para a 11ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico que tem início amanhã (7) vai até 16 de julho, e tem como tema “Raízes Culturais”. Entre as novidades está o circuito de sopas a preço fixo de R$ 23,90 e atrações que incluem caminhadas guiadas, workshops, além de ser uma bela oportunidade de aproveitar o charme do Centro Histórico da capital.

O Festival de Inverno é uma forma de prestigiar não só os estabelecimentos que fazem parte da Rede Empresarial, mas sobretudo de valorizar o Centro e a história de Curitiba. Este é o 11º ano consecutivo que unimos forças para oportunizar que moradores e turistas aproveitem o friozinho da cidade do melhor jeito possível: nos charmosos bairros do Centro e do São Francisco”, disse Jorge Tonatto, presidente da Rede Empresarial e dono do tradicional Bar do Alemão. Neste ano, o tema do Festival é Raízes Culturais, como uma forma de fortalecer a história da cidade e dos imigrantes.

Enaltecendo as raízes culturais da cidade, os estabelecimentos participantes do FICH trarão em seu cardápio sopas que contam um pouco da história da imigração na cidade. Ao todo, dez estabelecimentos oferecerão a especialidade a um preço fixo de R$ 23,90, com sabores variados. O restaurante A Ostra Bêbada( foto), por exemplo, terá a caldeirada do mar como prato do Festival; já o Espaço Fantástico das Artes oferecerá um creme de mandioquinha com alho-poró, enquanto o Palco dos Cinco Sentidos terá três opções: creme de mandioquinha, creme de abóbora e Vichyssoice (alho-poró). 


O Bar do Alemão, um dos mais tradicionais do Largo da Ordem, vai oferecer uma sopa de batata com bacon (foto), e para quem gosta de novidade, o Restaurante Jeito Mineiro vai oferecer uma sopa de aipim com pinhão e a sopa de pedra, típica sopa portuguesa que leva ingredientes como feijão, carne, batata e macarrão. Já os amantes da culinária árabe poderão desfrutar a sopa de Falafel Labneh (foto|) cozido com molho de queijo coalhado, preparada pelo Oriente Árabe. 

O Quintal do Monge, localizado bem no coração do Largo da Ordem, terá como opção uma sopa de abóbora com pinhão, enquanto o Bar Brasileirinho vai trazer o caldo de kenga, sopa preparada com frango, mandioquinha, cenoura e outros ingredientes. Já o Jokers, na Rua São Francisco, terá duas opções: caldo verde e creme de legumes. Para finalizar, o Hotel Blumenau oferecerá sopa de aipim com calabresa e acompanhamentos.

Parte dos valores arrecadados com a venda das sopas será revertida para a Universidade Livre do Esporte (ULE), ONG que atua com autistas em Curitiba. Esta é uma forma de fazer com o Festival tenha uma finalidade social e que as pessoas possam ajudar de forma indireta”, contou Jorge.

O Festival possui também o apoio de entidades parceiras como Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Secretaria de Turismo, Governo do Paraná, Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, e Câmara Municipal de Curitiba. - Fotos Ivan Valente e Rafaela Lorenzen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário