segunda-feira, 18 de julho de 2022

Cervejaria Swamp renova design das latinhas

Uma personalidade forte e homenagem às origens. É assim que a Swamp Brewing, uma das mais conhecidas celebradas cervejarias artesanais do Paraná, define o novo design das latinhas usadas para envasar as cervejas produzidas em Curitiba.


Os novos rótulos, que somam 10 no momento e devem chegar a 20 até o final do ano, começaram a ser redesenhados há oito meses, como um trabalho de rebranding para aproximar ainda mais a marca dos seus fiéis consumidores.

Isso porque as latinhas tinham, até então, um design mais limpo e minimalista, fruto de uma ação adotada há três anos focando na primeira fase de expansão. Agora, com a marca já estabelecida no mercado, a Swamp resgata a identidade forte e característica pensada desde o começo.

Quando abrimos a Swamp, em 2015, tínhamos um design mais despojado, com desenhos mais fortes, que vimos talvez ser um pouco incisivos para a época. Quatro anos depois, redesenhamos toda a linha de rótulos para um tom mais leve e minimalista, trocando apenas a paleta de cores de acordo com o tipo de cerveja. Agora que já estamos mais bem estabelecidos, e até mesmo analisando a concorrência, vemos que já podemos retomar a nossa personalidade original”, conta Eduardo Luiz Wamser, sócio da Swamp.

Para isso, ele e o sócio, Amauri Maia, chamaram o designer gráfico Marcelo Ferraz, mais conhecido como Nê, para repensar toda a identidade visual das latinhas, branding e merchandising, ressaltando os elementos originais e uma grande evolução da marca.

O profissional, que atua há 13 anos no mercado e autor de projetos para agências internacionais de design, resgatou elementos que contam a história da Swamp e a origem dela no bairro do Boqueirão, na zona leste da capital paranaense. A localidade hoje é bastante urbanizada, mas antigamente era tomada por banhados com capivaras, insetos e muita vegetação – o que inspirou também o próprio nome, que significa pântano na tradução do inglês.

Neste novo projeto, cada lata conta a própria história, mesclando os elementos específicos da receita com a história contada em cada rótulo. A gente usa de muitas cores, imagens e tipografias criando personalidades únicas para cada cerveja, gerando uma marca forte e criativa", explica.

Há, também, referências fortes aos elementos-base das cervejas produzidas pela Swamp, como o lúpulo e a cevada, mesclando a história da marca com momentos especiais vividos por ela. Além das latinhas, o novo design é levado para os copos, camisetas, bandeiras e muitos outros materiais.

Cada lata, uma história

Como a ideia é que cada lata seja única, Marcelo Nê junto com o time da Swamp pensaram em contar uma história específica. Entre elas, as duas primeiras e premiadas criações chamam a atenção: a Hop Bite, uma American IPA que retrata um grande inseto com uma ferroada de lúpulo, e a Pilz my Balls, uma India Pale Lager com divertidos desenhos de sapos amarelos nadando no Rio Iguaçu, o rio que corta o bairro.


Além delas, um destaque especial fica por conta da Grassroots, uma imperial IPA que traz uma identidade visual forte e chamativa que conta a história da Swamp. A linguagem Punk Rock/Hardcore utilizada, com o uso de spray e grafite sobreposto por letras amarelas em cima de cartazes com imagens reais da cervejaria, reflete no sabor intenso da bebida.

É um rótulo disruptivo, com imagens de momentos marcantes da nossa trajetória, em um visual que remete aos cartazes punks estilo ‘lambe-lambe’ de antigamente”, conta Eduardo Luiz Wamser.

Há, ainda, uma curiosa referência à brincadeira de rua dos “piás” do bairro, os meninos travessos que brincam nas ruas com estilingue. A Slingshot é uma Hazy Pale Ale que traz os ingredientes da receita somados ao brinquedo "oldschool" que conquistou gerações.

Uma nova cara para crescer

Marcelo Nê conta que a renovação da identidade visual dos produtos é também sinônimo do amadurecimento da Swamp, o caminho natural que as empresas percorrem na medida em que crescem e se profissionalizam.

Não é um trabalho fácil, requer muita análise de mercado sobre o que a concorrência está fazendo, quem é o público que está consumindo, onde a marca quer chegar, e assim por diante. É no rótulo que a empresa vai contar quem ela é o que oferece, as pessoas consomem primeiro com os olhos”, explica.

É a partir desse conjunto de questões que começam os primeiros rabiscos da nova identidade visual, para conquistar os clientes já num primeiro olhar e retratar qual é o conceito e a missão da marca no mercado. “Assim vamos mostrando como a Swamp preza pela qualidade das cervejas, crescendo no mercado sem deixar de lado as nossas origens e o cuidado que temos para manter a essência do que produzimos com tanto cuidado há mais de sete anos”, completa Wamser.

As cervejas da Swamp Brewing chegam hoje a sete estados do país, com distribuição mais focada no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A fábrica da marca está localizada na Rua William Booth, 3015, Boqueirão, Curitiba-PR. Outras informações pelo 41 3402-9099, em cervejariaswamp.com.br e no Instagram @swampbrewing. Crédito das fotos Amanda Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário