O EP (de cinco faixas) foi gravado inicialmente sem a pretensão de virar um disco. Durante a Oficina de Música de Curitiba (2023) os quatro instrumentistas se reuniram para trocar experiências musicais. Uma mistura de ritmos e gêneros musicais em obras já conhecidas do público amante do jazz e do choro, onde a contemporaneidade e a tradição caminham lado a lado na construção dos arranjos. "Nós gravamos as cinco músicas de forma espontânea e despretensiosa, como uma celebração de amigos. Nós sugerimos alguns choros e o Andreas sugeriu dois standards de jazz que fizemos dentro de uma roupagem mais latino-americana. Foi tudo tão divertido e espontâneo que decidimos lançar o trabalho", revela Thiago Duarte.
O violonista Vinícius Araújo conta que “desde o primeiro momento percebi que estávamos ali para compartilhar experiências e gostos". Para ele, trabalhar com o Andreas, mostrar ao músico dinamarquês o universo do choro e dividir a execução de “Carinhoso”, “O Bom Filho à Casa Torna’ e “A Ginga do Mané” foi uma realização. O baterista maranhense Fofo Black concorda e completa: "Quando ouvi o sax do Andreas em ‘Carinhoso’ e tocando chorinho, meu coração pulsou e ele me contaminou com sua admiração pela música brasileira".
E para tornar essa epifania em realidade, Thiago e Andreas selaram parceria com a Brasil Nativo Multiproduções e o selo ARS MAGNA, ambos da capital paranaense, que têm atuado na promoção e apoio dos segmentos da canção e da música instrumental. Para a produtora Gisele Filippetto. "Duarte Meets Toftemark - Quarteto" é audição obrigatória para os fãs da música brasileira e do jazz, um trabalho com sensação de aconchego. "É apenas o primeiro registro de muitos projetos desta talentosa dupla".
Sobre os planos futuros Thiago adianta que ele e Andreas já tocaram esse ano no festival de jazz de Copenhagen, e estão em processo de agendamento de novos concertos para o festival de inverno, em fevereiro. Atualmente morando na Suíça, ele diz que tem planos de ampliar o repertório a partir do EP, e trazer o Fofo e o Vinicius para rodar pela Europa. “Estamos plantando as sementes e o lançamento do EP vem justamente para reforçar tudo isso, unir esses dois mundos e possibilitar que novas portas se abram dentro desses contextos que se entrelaçam”, finaliza. - Fotos divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário