quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Wine Tasting Porto a Porto 25 anos

Perfeito foi local escolhido para a realização da Wine Tasting Porto a Porto 25 anos. O sol brilhou durante toda a tarde e o início da noite foi das mais agradável. Na entrada, um bonito instagramavel com o nome do evento, 
...em seguida, onde entregavam os crachás, o instagramável com taças sendo distribuídas aos convidados para que entrassem no salão do evento. Cá entre nós, fui uma das primeiras a chegar e gostaria de ver como ficou este painel no final da festa. 
Afinal eram mais de 200 rótulos à disposiçã dos convidados. Era degustação a toda prova.
Um tal de gente conferindo, analisando, cutucando o outro para este ou aquele vinho, que dava gosto de ver. Fiquei mais nos brancos. 

Tinto só o italiano Brunello di Montalcino DOCG Camigliano, aroma complexo, encorpado boa acidez, taninos macios. Um dia vai estar na minha adega. 
Dos brancos me encantei com o Varanda do Conde que estava na mesa da Península Ibérica. Vinho português da Provam, elaborado com uvas Alvarinho e Trajadura. Um vinho jovem. Aroma de frutas tropicais, delicado, muito saboroso. A apresentação feita pelo responsável me surpreendeu, tive vontade de pedir repeteco, mas não fiz isso. Teria mais degustações pela frente.

Vinho que considero mágico (esse já conheço de algum tempo) é o português Espumante 3B Blanc de Blancs, da Filipa Pato. 

....também dei uma encostada na mesa e me deliciei com ele. Vinho porreta. De bonita cor amarelo-esverdeado. Elaborado pelo método champenoise com as uvas Bical, Cercial e Maria Gomes. Seu aroma é delicado com sabores que lembram pera e erva-doce.

Também degustei o italiano da região da Campânia, o Vesevo Greco di Tufo DOCG branco, feito com uva que dá nome ao vinho: Greco di Tufo. Gostei. Apresenta aromas de frutas tropicais. Em boca agradável frescor. Sabor intenso. Já entrou em minha lista. Vinho pronto para o consumo.

Na mesa da Alemanha degustei o OHO1 Riesling, produzido por Oscar Haussman. Interessante. O primeiro impacto na boca é potente, bem “cheguei”. Depois a acidez pronunciada, notas minerais e lembrando maçã verde. Final muito agradável.

O Fincas Chardonnay, de Alfredo Roca despertou minha atenção pelo seu equilíbrio e ótima acidez. Muito refrescante. Pronto para consumo. Os produtos dessa vinícola, Alfredo Roca, de Mendoza/Argentina, costumam ter bastante concentração de sabor.

Na França fui de Clos Floridene Branco 2018, produtor Denis Dubouyrdieu Domaines. Uva: Sauvignon Blanc, simplesmente impecável. Frutado, mineral, ótima acidez, bom corpo, redondo e tudo de bom. Já conhecia de anos anteriores.

Encerrei com o Porto Messias 10 anos, só podia né! Como sempre maravilhoso. É da Caves Messias que tive oportunidade de conhecer a convite de Porto a Porto. E aja uvas nesse vinho: Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca e Touriga Naciona. Ele amadurece em barrica de carvalho, em média, 10 anos. È doce, delicado, excelente acidez, equilibrado e persistente. Quer mais? Compre um. 

Onde encontrar em Curitiba

Adega Brasil

Adega Municipal

Bacco e Tabaco (Campo Largo)

Casa da França

Celeiro Municipal

Condor

Festval

Luigi Pietro

MHG Distribuidora

Queijos e Vinhos

Scopel

Supermercado DuLeo

E-commerce Grande Adega: https://www.grandeadega.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário