quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Pai e filho dividem muito mais do que o nome parecido

Não é incomum que os filhos sigam a carreira dos pais, ainda mais quando esses já têm tradicionalidade no setor, passada de geração em geração. Eduardo J. Nicolau Feliz é advogado e, enquanto sua filha seguiu sua profissão, o filho, Eduardo Freire Feliz, decidiu cursar Economia, faculdade em que se formou. No entanto, assim como o pai, que é aspirante a poeta, Eduardo tinha outras paixões, uma delas no ramo da gastronomia, mais especificamente a panificação artesanal.

Não demorou para que a paixão se tornasse uma vontade verdadeira de mudar de carreira. Foi assim que Eduardo Freire decidiu vender o carro que tinha e, com o valor arrecadado, investir em passagem e inscrição para cursar panificação artesanal com um dos mais reconhecidos chefs boulangers do mundo, Michel Suas, no San Francisco Baking Institute (SFBI), no Estados Unidos. Por lá ficou durante alguns meses.

Após voltar para o Brasil, além de abraços saudosos, Eduardo Freire Feliz tinha um grande plano para compartilhar com o pai: fundar, em Curitiba, a única filial mundial do renomado SFBI para transmitir todos os ensinamentos que teve na sua formação como padeiro. O advogado não hesitou. Pelo contrário, lembrou-se da vocação e dos passos da família, que sempre teve tradição com o trigo, e retornou a 1982, quando trabalhou no Moinho Curitibano até 1989. Após diversos projetos no universo da gastronomia, era hora de regressar. 

Foi assim que, ao longo de várias reuniões, planos e ações efetivas, pai e filho colocaram a mão na massa - literalmente - e hoje atuam em parceria para fortalecer o movimento da panificação artesanal no Brasil. Eduardo Freire Feliz, sócio e professor do SFBI, e Eduardo J. Nicolau Feliz, que participou da implantação da escola e encabeça o movimento ‘Café com Pão Curitiba’. 

Freire Feliz confirma a inspiração paterna para suas tomadas de decisão. “Meu pai não deixou de lado a sua profissão, mas acrescentou outros talentos que tinha e, assim, pode explorar vários caminhos. Embora eu não atue mais como economista, a minha formação me faz ter uma perspectiva diferente com relação ao negócio, o que é super benéfico e eu diria fundamental para quem administra uma escola. Com certeza, essa vontade de nunca ficar parado e descobrir o melhor de si em todos os sentidos foi muito influenciada por ele. É um prazer chegar a mais um Dia dos Pais compartilhando o nome, os projetos pessoais e profissionais e a vida com o meu pai”, finaliza. 

Sobre o San Francisco Baking Institute

O SFBI foi fundado em 1996 por Michel Suas. Nascido na França, Michel Suas é reconhecido internacionalmente como um especialista da indústria e líder de pensamento, e é um forte defensor do uso da educação para promover a apreciação e a arte da panificação artesanal.

O instituto oferece uma experiência de aprendizagem única, com instrutores que são especialistas em suas áreas e dando aos alunos a oportunidade de experiência prática no "mundo real" com os mais recentes equipamentos e tecnologia de panificação, mantendo a ênfase nas técnicas e valores da panificação artesanal. Saiba mais em: https://sfbi.com.br/. _ foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário