quarta-feira, 7 de junho de 2023

Comida di Buteco em Curitiba

 

No último dia 31 de maio, em cerimonia festiva no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Dom Rodrigo Bar e Petiscaria foi eleito o melhor buteco de Curitiba. A premiação da oitava edição do concurso Comida di Buteco colocou o bar de Santa Felicidade novamente no lugar mais alto do podium. Em 2016 Dom Rodrigo também foi vencedor da competição e foi coroado ainda como o 3º melhor buteco do Brasil. Agora, o bar comandado pelo casal Rodrigo Grandal Domingues e Ledi Godinho representa novamente Curitiba na etapa nacional do concurso.

O tira-gosto do Dom Rodrigo era uma “comidinha caseira”, segundo os vencedores. O prato Cuscuztelinha é uma costelinha de porco na pressão acompanhada de cuscuz e bruschetas.

Nosso bar ganhou em 2016 e agora entramos com uma costelinha de porco que achamos que era uma comida bem caseira e que o pessoal iria gostar. Agora vamos com tudo para o nacional e ainda mais animados para 2024”, afirma Rodrigo Grandal Domingues, que recebeu a faixa de campeão das suas irmãs Silmara e Denize Grandal, proprietárias do Schnaps Bar e ganhadoras do concurso em 2022.

Dom Rodrigo fica na Rua Toaldo Túlio e foi fundado pelo casal Rodrigo e Ledi em 2001 e funciona de segunda a sexta, servindo petiscos e sanduíches diariamente.

A premiação ainda coroou dois bares estreantes no podium. Quintal Maria Flor ficou em 3º lugar e o Bom Bolinho, primeiro buteco de São José dos Pinhais a participar do concurso, ficou em 2º lugar. O petisco do vice-campeão foi a porção “Fusão de Sabores” – bolinhos de carne recheados com queijo cremoso e especiarias, acompanhado com molho de ervas finas e molho rústico.

Nosso bar tem 46 anos de tradição, estamos na 2ª geração da família aqui. Para nós foi muito emocionante e motivacional estar no Comida di Buteco e ficar em 2ª lugar”, disse Joélcio Gonçalves, do Bom Bolinho.

Já o tira-gosto criado pelo bar Quintal Maria Flor foi a “Alcatra Maria Flor”: Iscas de Alcatra Gratinada ao molho de quatro queijos, acompanhada de Pão, Batata Rústica, molho de alho, Farofa de Bacon, Vinagrete, Geleia de Frutas Vermelhas com Pimenta e dois mini pasteizinhos de banana com doce de leite caseiro.

Participar do Comida di Buteco sempre foi um sonho nosso. Ganhar o 3º lugar foi muito bom e fruto de muito trabalho. Durante o concurso nosso movimento praticamente triplicou”, conta Isabel Cristina Rodrigues dos Santos, do Quintal Maria Flor.

Como foi o Comida di Buteco 2023

A oitava edição do Comida di Buteco teve a temática “A Vida é feita de Buteco” e aconteceu em Curitiba de 07 a 30 de abril envolvendo 31 bares. Durante esse período clientes puderam ir até os participantes, provar os tira-gostos concorrentes e votar em quatro categorias para eleger o melhor da cidade: atendimento, higiene, temperatura da bebida e o petisco. Além da população, um grupo de jurados também avaliou os concorrentes. Cada um tinha 50% dos votos que gerou a nota final dos 31 bares. Este ano o tema foi ervas e especiarias e os butecos respeitaram o preço fixo do petisco de R$ 30.

Foi uma edição muito alegre. Hoje conhecemos os três vencedores, mas sentimos muita energia de todos os 31 participantes. Ainda não temos os números finais, mas temos uma prévia de que o número de votos foi maior do que ano passado. Como sempre, Curitiba é uma cidade muito engajada e participativa no concurso. Que venha 2024!”, comentou Filipe Pereira, um dos organizadores do projeto.

Em Curitiba os bares que participaram do concurso 2023 foram:  Anita Restaurante e Petiscaria, Armazém do Alemão, Armazém do Espetinho, Armazém do Pepino, Armazém Santa Ana, Baba Salim, BarNela, Bek’s Bar, Bom Bolinho, Boteco de Sampa, Cabana Bar & Petiscaria, Casa D’Bia, Casa Velha, Dom Rodrigo, Gordo & Magro, Ites Bar, Jacobina, Jambu Bar Jardim, Nosso Boteco, O Portão, Obrzut, Petiscaria Germânia, Pick Nick Bar, Pra Começar, Quintal Maria Flor, Schnaps Bar, Trieste Bar, Um Gastronomia, Velhas Caveiras, Vallentina e Zezito’s.

Etapa Nacional – Com o fim da etapa regional, o Comida di Buteco passa para uma segunda fase: eleger o melhor do Brasil. Após a finalização das premiações em todas as cidades participantes, um comitê de jurados vai viajar pelo Brasil e conhecer todos os vencedores. Cada bar vai receber três jurados: um da sua cidade e dois de outros lugares do Brasil. O resultado será divulgado em julho.

Atualmente são mais de 40 circuitos e cerca de 1000 bares participantes de norte a sul do País. 

Como surgiu? 

Criado no ano 2000, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor boteco da cidade e também do Brasil. Os bares que participam são escolhidos a dedo e convidados para participar. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. Esses critérios são essenciais porque o concurso tem o objetivo de ser uma plataforma de transformação social.  

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar. 

Cerveja oficial: Eisenbahn 

Apresentador: Frontera

Patrocínio: Piraquê, McCain, Santander/Getnet

Promoção: RPC

Apoiadores: Gordon’s, Zero Cal, Chandon, Germer

Apoiadores institucionais: Sympla, Abrasel, Prefeitura de Curitiba, Curta Curitiba Paraná Turismo, Clube Gazeta do Povo, Mundo Livre FM, Grand Mercure Curitiba Rayon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário