Além de café, goiaba e morango que serão investigados em Londrina, bala de banana, barreado, erva mate, queijos, uvas, melado, mel, vinho e maçã fuji também fazem parte do projeto. São produtos que possuem selo de Identificação Geográfica (IG) - instrumento de propriedade industrial que busca distinguir a origem geográfica de um determinado produto ou serviço, motivo que os fez serem selecionados para o Mapa da Cultura Alimentar.
O projeto em formato inédito vai revelar detalhes e curiosidades de alguns dos principais tesouros alimentares regionais em uma mostra multimídia e interativa que acontece no segundo semestre de 2023. Para a coleta de informações sobre os produtos e as histórias por trás deles, uma expedição com historiadores, jornalistas e especialistas em gastronomia será realizada nos próximos meses.
Serão 13 cidades visitadas, o trajeto iniciou em Antonina (Paraná) no dia 03 de abril e Londrina será visitada na segunda semana do mês de abril. “A ideia é registrar hábitos alimentares, receitas e temperos. Todo esse processo será documentado em vídeos e fotos que farão parte de um livro impresso e da exposição de artes visuais multimídia e interativa”, explica Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, empresa responsável e idealizadora do Mapa da Cultura Alimentar.
Paralelo à expedição, em parceria com o SEBRAE/PR, os cozinheiros Rui Morschel e Ana Souza vão realizar quatro eventos em algumas das cidades do projeto, com degustação dos produtos e apresentação da pesquisa.
Livros e exposição
As descobertas das expedições, incluindo os processos de produção e fabricação, o cultivo e tudo que acontece até que cada um dos produtos chegue à mesa, serão apresentados em uma exposição multimídia que será realizada de 6 de setembro a 6 de outubro, no Shopping Mueller, em Curitiba. Na ocasião também será lançado o livro do projeto.
Para Carolina Montenegro, esse projeto é uma forma de valorizar e enaltecer o conhecimento ancestral dos nossos produtores locais, gerando assim mais visibilidade e oportunidades.
Iniciativa da Montenegro Produções, o Mapa da Cultura Alimentar conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Patrocinadores: Syngenta, CNH Industrial Global e New Holland Brasil, Copel Energia, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Atlas Eletrodomésticos, Porto a Porto, Videplast, Ítalo Supermercados, Havan, Lavoro, Sebrae Paraná, Bom Gourmet - Gazeta do Povo e Shopping Mueller. Apoio: GoPro. Instituição beneficiada: Associação Amigos do HC.
Contrapartida social
O projeto contempla ainda ações de contrapartidas sociais, beneficiando instituições de longa permanência para pessoas idosas e instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e uma van itinerante com degustação dos produtos pesquisados
Calendário da expedição Mapa da Cultura Alimentar
03
de abril – Antonina e Paranaguá (Paraná)
04 de abril –
Morretes (Paraná)
05 de abril – Palmeira e Witmarsum
(Paraná)
06 de abril – São Mateus do Sul (Paraná)
07
de abril – Curitiba (Paraná)
10 de abril – Pinhalão e Londrina (Paraná)
11 de abril – Cornélio Procópio e Jacarezinho (Paraná)
12 de abril – Marialva (Paraná)
13 de abril – Carlópolis e Londrina (Paraná)
14 de abril – Tomazina e Pato Branco (Paraná)
17 de abril – Santa Helena (Paraná)
18 e 19 de abril – Capanema (Paraná)
24 e 25 de abril – Bituruna (Paraná)
2 e 3 de maio – São Joaquim (Santa Catarina)
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