terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Novidade no litoral catarinense

Num dos metros quadrados mais badalados do litoral catarinense, na Praia Brava de Itajaí (SC), abriu as portas um novo espaço que une boa música, alta gastronomia, coquetelaria e promove uma viagem ao tempo, retornando aos 1920 a 1930. Trata-se do Cristofori Piano Bar, que desponta como uma das grandes novidades da região, e já está funcionando em anexo ao shopping Brava Mall.


O novo spot se revela após o cliente passar por cortinas aveludadas, remetendo a um bar secreto com atmosfera inesperada, eclética e vibrante. No interior, são dois ambientes: restaurante e piano bar. Neste último, a grande estrela é um piano de cauda modelo Yamaha C7X, considerado o modelo mais usado no mundo para gravação de clipes profissionais. Em Santa Catarina, só existem dois modelos como esse, de acordo com o afinador oficial da Yamaha no estado.

Por mais de meio século, a Série C é considerada, por pianistas de todo o mundo, uma referência nos pianos de cauda. A expertise e as tecnologias adquiridas graças ao desenvolvimento do CFX (piano de cauda lançado em 2010) e o conceito do piano "que canta" foram totalmente aproveitados na Série CX, contribuindo para sua profunda evolução.

No Cristofori Piano Bar, o público vai poder conferir a estrondosa ascensão do poder sônico, o timbre cintilante e os harmônicos transparentemente ricos. Além disso, o piano também captura os mais sombrios e reflexivos humores do coração do pianista, dando à música uma enorme profundidade e amplitude.

O ambiente voltado à gastronomia tem menu assinado pelo renomado chef Dalton Rangel, que tem os restaurantes Miró, em São Paulo e O Fado, no Rio de Janeiro, além de ser o chef oficial no programa ‘’Hoje em Dia’’, da Rede Record. Para o Cristofori, o chef desenvolveu pratos da gastronomia internacional, passando por clássicos e atemporais, feitos com ingredientes nobres e um toque de confort food.

A decoração nova-iorquina

A ideia do Cristofori é ser um espaço único em Santa Catarina, dedicado à boa música, com o piano como protagonista das noites. Também é peça chave do negócio o bar, com coquetéis clássicos e autorais, que remetem à época da proibição do álcool nos EUA – a famigerada Lei Seca. Como parte fundamental da ideia, o ambiente e menus são ilustrados pela artista americana Danielle Kosann. Ela teve obras utilizadas na decoração de ícones da hotelaria mundial como The Carlyle, The Polo Bar e Bemelman's Bar, todos em Nova York. Danielle também trabalhou para o Ritz Paris e o Hotel du Cap-Eden-Roc, na Riviera Francesa.

Arquitetura, uniformes, bar e estes elementos fazem com que o cliente se sinta imerso em uma experiência musical e gastronômica. A nostalgia pensada de forma criativa é a forma de criar novas experiências.


O Cristofori Piano Bar funciona para almoço e jantar de segunda à sábado, das 11:30 às 23:30, e no domingo para almoço das 11:30 até às 17:30. A carta de coquetéis traz os clássicos da coquetelaria e vários coquetéis americanos criados nas décadas de 20 e 30. Para os amantes do vinho, tem mais de 100 rótulos que podem custar até R$ 20 mil reais. A carta é selecionada pela maior importadora de vinhos finos do Brasil, a Grand Cru. O bar possui uma carta de destilados em dose superior a 100 rótulos, trazendo grandes ícones como Macallan e Royal Salute.

A inspiração para o Cristofori vem de Bartolomeo Cristofori, inventor do mecanismo moderno do piano. Cristofori foi um habilidoso músico, que perpetuou seu nome na história da música, ao desenvolver um mecanismo que pudesse realizar diferentes dinâmicas nos sons dos instrumentos de tecla e, assim, inventar nosso querido instrumento, o piano. Nascido em Pádua (Itália), Cristofori mudou-se para Florença, em 1690, a convite do príncipe Ferdinando de Médici, para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte toscana. Fotos Rodnei Padilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário