quinta-feira, 18 de junho de 2009

Descubra Assunção

Palácio do Governo iluminado à noite.

Quem pensa que Paraguai é fazer compras em Ciudad del Leste, desconhece sua capital, Assunção, distante 1 hora de Curitiba, em vôo direto. Assunção é uma cidade naturalmente autêntica, de gente simpática, simples e hospitaleira. Dia desses peguei um pacote da operadora New Line e fui até lá. Adorei.

Assunção mantém as marcas da construção de um continente livre da metrópole europeia e apresenta, com muito orgulho, a referência de suas raízes nativas. Situação que deixa espaços equilibrados tanto para as origens do dominador espanhol quanto para as tradições dos indígenas guaranis. Por lá ainda é possível passear tranquilamente, por suas ruas estreitas e limpas, sem medo de assaltos. A cada esquina um policial atencioso para dar informação. Há pobreza. Há uma favela nas imediações do rio Paraguai que banha a capital, mas nada de miséria. Ninguém pedindo esmolas na rua.

Conhecer Assunção é muito fácil. Basta ter o mapa, que pode ser adquirido gratuitamente em um dos postos de informações turísticas do aeroporto, na rodoviária ou na recepção dos hotéis. Em dois dias é possível conhecer seus principais pontos turísticos. A maior parte deles fica na área central e todos muito próximos.

Mas o que mais me impressinou foi o Palácio do Governo à noite. Sua iluminação é simplesmente cinematográfica. Cá entre nós, os paraguaios souberam usar muito bem a energia de Itaipu.
A noite de Assunção desfila obrigatoriamente pela Avenida Espanha, corredor iluminado de algumas das opções gastronômicas, bares e cafés da cidade.
A gastronomia paraguaia é tão simples quanto saborosa. A partir da dupla mandioca e milho verde, o cardápio chamado de típico reflete a mistura de hábitos indígenas e espanhóis à mesa.
Entre os pratos típicos, vale a pena experimentar a chipa - o pão paraguaio, feito de queijo e mandioca, simples ou recheado com carne.
Outra coisa que me chamou a atenção foram os shoppings, como o do Sol, Villa Morra, Multiplaza, Mall Excelsior e também a Rua Senador Long (é a Oscar Freire da capital paraguaia). Mas se não está afim de detonar cartão, observar as bonitas vitrines já é colírio para os olhos. Foi o que fiz.

Panteon dos Heróis


Museu do Futebol de Assunção.

3 comentários:

  1. É... parece interessante. Quanto será que está custando a passagem prá lá? É mais ou menos o mesmo preço de Buenos Aires?

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, acho que é mais barato.Eles estão com uma promoção até setembro.Para não errar,entre o site deles -www.newline.tur.br
    O voo é da Gol e sai direto daqui prá lá. Realmente 1 hora

    ResponderExcluir