quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Programa Guritiba

Setembro é marcado por datas comemorativas que remetem à conservação do meio ambiente. Dia da Amazônia (05), Dia da Árvore (21) e Dia Mundial da Limpeza da Água (19) são apenas algumas das datas lembradas.O Programa Guritiba, projeto socioeducativo que promove a inclusão de crianças da periferia em ações artísticas, aproveita a ocasião para unir arte, educação, inclusão social e sustentabilidade. 
Ao longo de todo mês, a programação cultural vai dar ênfase à educação ambiental e estimular boas práticas entre os pequenos. Além disso, o projeto vai formar educadores com técnicas que usam a música e a arte como estratégia de conscientização ambiental.
O espetáculo teatral “Na lona com gengibre, pimenta e linguiça”, que vai aos palcos de uma escola em Almirante Tamandaré, é produzido principalmente com materiais recicláveis. Tanto os bonecos de animação quanto a cenografia são resultados de aproveitamento de materiais e devem ser pretexto para abordar o tema da sustentabilidade com mais de 300 alunos da região.

Já a oficina para educadores em Campina Grande do Sul será norteada pela missão de ensinar professores a construírem instrumentos musicais a partir de resíduos. “Vamos unir arte e educação ambiental, apoiando o trabalho pedagógico na sensibilização musical com materiais que despertam atenção para os recursos naturais do planeta”, comenta Carol Scabora, produtora do Programa Guritiba.

“Além de despertar novas habilidades nos alunos, buscamos valorizar e promover o papel do profissional de educação, valorizando o professor da educação básica”. Durante a formação serão apresentadas manifestações da cultura popular brasileira, enfatizando a dança, poesia, brincadeiras, ritmo e história.
Cerca de 80 alunos da rede pública do subdistrito de Três Córregos, Campo Largo, também terão a experiência de visitar o Museu da Ciência, em Pinhais. A atividade será realizada em parceria com o projeto Agenda 21 do Cerne, da Associação Miríade, que promove a educação ambiental e o desenvolvimento de jovens do campo.

Além das atividades com enfoque na natureza, o Programa Guritiba realiza uma série de Contações de Histórias em escolas da periferia. Também conduz famílias para uma experiência inédita em teatros da capital.
AGENDA
13/09 e 27/09, às 8h30 - Visita ao Museu da Ciência em Pinhais.
12/09 e 18/09 - Formação para Educadores em Campina Grande do Sul
20/09 - 10h30 | 13h30 - Espetáculo Teatral em Almirante Tamandaré
Sobre o Programa Guritiba
Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o Programa Guritiba funciona de forma independente durante oito meses por ano com atividades semanais em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis de Curitiba e RMC. Só em 2018, mais de 12 mil crianças de sete municípios do Paraná foram impactadas.

O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener e Ibema e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário