quarta-feira, 18 de setembro de 2019

"Migração" é o tema do Café Literário 2019


O Goethe-Institut Curitiba é um dos participantes e organizadores do Café Literário 2019, que ocorre no Café Babette (Alameda Prudente de Moraes, 1.101) no dia 19 de setembro, a partir das 19h30. O tema desta edição é “Migração” e, conforme explica a gerente do Goethe-Institut, Claudia Römmelt, foi escolhido pela relevância das atuais ondas migratórias ao redor do globo, mas também pela relevância histórica da relação entre os países representados no evento (Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal) com o Brasil, a partir de fluxos migratórios no século 19 e 20. A entrada é gratuita.

O Café Literário é organizado dentro das celebrações do Dia Europeu das Línguas, comemorado em 26 de setembro no mundo todo. A organização fica por conta da EUNIC Curitiba, que reúne instituições da União Europeia presentes na cidade de Curitiba: Goethe-Institut, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, Centro di Cultura Italiana, Consulado Geral da Itália em Curitiba e Vice-consulado de Portugal em Curitiba.

“No dia do evento, cada instituição apresentará um texto original (em alemão, francês, italiano, espanhol e português) que será lido ao vivo. Os ouvintes-participantes receberão a tradução do texto impressa, para poder acompanhar”, conta Claudia Römmelt, atual presidente da EUNIC Curitiba. Um menu temático, com especialidades de cada país, será oferecido pelo Café Babette.
Diversidade cultural
O Dia Europeu das Línguas foi instituído em 2011 pelo Conselho da Europa, organização defensora de direitos humanos que reúne 47 países, 28 dos quais membros da União Europeia. A intenção é promover a diversidade linguística, a educação e a cultura.

Já a Eunic no Brasil, explica Claudia Römmelt, é composta de cinco clusters, ou agrupamentos, sediados em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo e formados por institutos culturais, embaixadas e consulados de países membros da União Europeia. “Graças à colaboração entre eles e à estreita cooperação com a Delegação da União Europeia, a Eunic no Brasil atua nas cinco regiões administrativas do país”, diz.

A Eunic no Brasil trabalha para se tornar ponto de referência para as instituições públicas locais e a sociedade civil no que tange às atividades culturais e educacionais relacionadas à União Europeia, exercendo a atividade de diplomacia cultural por meio de projetos baseados no lema “Unidos na diversidade”, com o escopo final de melhorar e aprofundar no Brasil o conhecimento, a imagem e a compreensão sobre a União Europeia e seus Estados membros.

Café Literário “Migração”- local Café Babette - Alameda Prudente de Moraes, 1.101- dia 19 às 19h30. Entrada franca. - Fotodivulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário