sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Lançamento de obra dedicada a escravidão no Brasil


O jornalista e escritor Laurentino Gomes vem à capital paranaense para lançar seu novo livro“Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares” ed. Globo, 480 pág., R$ 49,90), participar de um bate-papo com o público e autografar a obra.
O evento será na próxima segunda-feira (dia 16), às 19h, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium (Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão) e a entrada é franca.

A obra é o primeiro volume de uma trilogia dedicada à história da escravidão no Brasil e cobre um período de 250 anos - entre o primeiro leilão de cativos africanos registrado em Portugal, no dia 8 de agosto de 1444, até a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695.

Os dois volumes seguintes, com publicação em 2020 e 2021, serão dedicados ao auge do tráfico negreiro, no século XVIII, em que mais de dois milhões de africanos foram transportados para o Brasil, ao movimento abolicionista e ao fim da escravidão, pela Lei Áurea de 13 de maio de 1888.
A escravidão no Brasil foi uma tragédia humanitária de proporções gigantescas. A
Perfil
Paranaense de Maringá e seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes é autor de 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de dom João para o Rio de Janeiro; 1822, sobre a Independência do Brasil; e 1889, sobre a Proclamação da República. Somados, os três livros venderam mais de 2,5 milhão de exemplares no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Há ainda O Caminho do Peregrino, em coautoria com Osmar Ludovico da Silva.

Seu primeiro livro também foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e publicado em inglês.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação pela Universidade de São Paulo, é membro titular da Academia Paranaense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário