terça-feira, 17 de maio de 2016

Uma desgustação exclusiva

Quem esteve recentemente em Curitiba foi a enóloga Andrea Freeborough, da vinícola sul-africana Nederburg. Veio a convite das importadoras Porto a Porto e Casa Flora que reuniu, em encontro pra lá de agradável, imprensa especializada, sommelliers e empresários, em jantar harmonizado, que aconteceu no restaurante Bobardi. 

Andrea Freeboroug está à frente da vinícola desde 2015. Na ocasião, fez uma bonita exposição sobre a vinícola e os vinhos degustados no evento.
De entrada foi oferecido Tartar de Salmão harmonizado com Nederburg  Winemaster  Reserve Sauvignon Blanc que estava delicioso, e dominou a combinação com o delicado prato. Um vinho jovem. Algo de maçã verde na boca. Gostei.
 

Primeiro prato, um substancial Mignon de Leitão com arroz preto e farofa, harmonizado com um Reserve Pinotage. Boa concentração, ótima persistência e retrogosto muito agradável. Foi muito bem com o prato criado pela chef Renata Abreu. Aliás Renata é responsável pela cozinha do Bobardi.


Segundo prato:paleta de cordeiro com Mousseline de Batata Doce, harmonizado com Reserve Cabernet Sauvignon /Shiraz, e ainda o Nederburg Manor House Cabernet Sauvignon. Ambos excelentes. O Cabernet Sauvignon/Shiraz encorpado e persistente, evocando especiarias, boa acidez, macio e agradável, de uma cor rubi muito linda. Já o Manor, muito potente e frutado, taninos intensos. Bem estruturado. Foi o meu preferido.
 
De sobremesa um levíssimo Creme Brulée, harmonizado com o Nederburg Noble Late Harvest. Perfeito. Vinho vivo, fresco, ideal para sobremesas.

A vinícola Nederburg, pertence a gigante companhia sul-africana Distell. Originada em 2000, a Distell nasceu a partir de uma fusão de duas tradicionais empresas, a Stellenbosch Farmers’ Winery (SFW) e da Distillers Corporation. Principal marca de vinhos da Distell, Nederburg é exportado para mercados do Reino Unido, Europa, America do Norte e América Latina.

Fundada em Paarl Valley, em 1791, pelo imigrante alemão Philippus Wolvaart, a Nederburg é conhecida pela visão vanguardista. Localizada no distrito de Paarl (Pérola), a 60Km da Cidade do Cabo, segundo Andrea, em comparação com outras regiões vitivinícolas da Península do Cabo, Paarl é a mais quente e está mais distante do mar. Porém, ainda assim sofre uma influência marítima, tanto do Atlântico quanto do Índico. 


Alguns flash do fotógrafo Carlos Polly, da agradável noite 
Jornalistas Simone Meireles, Juliana Reis, a enóloga Andrea Freeborough, Hugo Sola, da Porto a Porto, eu e o jornalista Andrea Torrente, do Bom Gourmet/Gazeta do Povo.
O sommelier Flavio Bin da Porto a Porto, Andrea Freeborough, e Fernando Caruccio do Restaurante Saanga Grill.
Camila Podolak, marketing da Porto a Porto, Hugo Sola, Andrea Freeborough, e o empresário Délio Canabrava.
Percy Glaser, jornalista Ellis Cabanilhas, Andrea Freeborough, Pedro Correia Oiveira, presidente da Porto a Porto, e Camila Podolak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário