A
Mercadoteca ganha duas novas opções gastronômicas. Já estão de
portas abertas o Mangoo, restaurante casual assinado por quatro
jovens chefs conhecidos da cidade, e o La Santa, terceira filial da
rede de comida mexicana.
Além
destas casas estreantes, a Mercadoteca conta com outros treze
restaurantes, bares e lojas: Anis Presto, Caramelodrama, Gelataio,
Gioia, Glasso Beer & Drinks, JPL Burgers, Mundo Verde, Nayme
Culinária Árabe, Olivença Cozinha Ibérica, Peixe In Box, The
Smoking Pit, Vino! Bar e Z. Japanese Bar.
No
comando do Mangoo estão os chefs Giuliano Secco (que comandou a
cozinha do C La Vie), João Gabriel Carvalho (ex-chef do Terra
Madre), Gabriel Fagundes (também atuou no Terra Madre, antes de
passar quatro anos na França) e Murilo Cordeiro (que foi subchef do
C La Vie e atuou na Vino! Batel). O nome vem da palavra "mangút"
(pronunciada com "t" mudo) do dialeto borum da tribo Kréna,
originária do Paraná, que significa comida. Mas as referências vão
além da cozinha tropical ou mesmo regional.
Eles
exploram conceitos como uso de ingredientes frescos e artesanais, com
uma gastronomia criativa em um ambiente compartilhado, sem perder a
informalidade. "Nosso objetivo é apresentar uma cozinha com
menos rótulos", explica Secco. O artesanal é marcante, desde
massas até pães e torradas. Com uma cozinha aberta e exposta ao
público, o espaço do Mangoo permite maior contato dos chefs com os
clientes, aceitando sugestões e demonstrando o preparo.
No
cardápio, há pratos, sanduíches e petiscos. Um dos destaques é o
Arroz do Mar, com mini arroz vindo do Vale da Paraíba (SP) com
frutos do mar e molho de moqueca (R$ 47). Na parte de Sandubinhas,
duas pedidas chamam a atenção: Bombe de Rosbife (brioche, rosbife
marinado na casa, tapenade, maionese Dijon e alface romana - foto), a R$ 28;
e Bombe de Bacalhau Mantecato (bacalhau mantecato, pil pil, pesto de
azeitona e mandioquinha palha), a R$ 42.
"O
legal do cardápio e nossa sugestão é que o cliente experimente e
compartilhe, pedindo de 3 a 4 pratos, por exemplo", Secco
afirma. Steka Tartare e uma tapa com pancetta confit são bons
exemplos (foto), a R$ 26 cada.
Entre
os produtos artesanais se destacam as massas, criadas por João
Carvalho Gabriel, que foi subchefe e depois chef do Terra Madre
Ristorante, casa especializada na gastronomia italiana. “Além do
atendimento no local, o Mangoo vai trabalhar com a gastronomia para
eventos”, conta João.
Já
o La Santa traz uma fusão da gastronomia mexicana com o movimento de
comida de rua que é tendência em Curitiba. A casa foi criada em
2013, na Rua Trajano Reis, quando o movimento cultural e gastronômico
da região do São Francisco tomava maiores proporções.
"Foi
uma época do crescimento das hamburguerias, mas eu queria fazer algo
de diferente dentro do ramo dos restaurantes de rua", comenta
Rithi Rocateli, fundador e chef da rede. A segunda loja, na
Brigadeiro Franco, foi fundada em 2016. "Busquei apresentar uma
cozinha mexicana mais acessível", explica o chef.
Não
poderiam faltar – e de fato não faltam – pedidas tradicionais
com nachos, burritos e encilhadas. Para montar um burrito ou nacho,
pode-se escolher uma proteína, dois recheios e dois molhos ou
queijos, a partir de R$ 26. Entre as proteínas há chilli de carne,
barbacoa (carne de panela desfiada), fajitas de frango, chilli
vegano, picante de chancho (porco) ou fajitas de carne.
São mais de
dez recheios, que vão da clássica guacamole e do pico de gallo (com
cebola, tomate e limão) até geleia de abacaxi com pimenta, pico de
manga e berinjela grelhada. Para molhos e queijos, as opções são:
mussarela ralada, cheddar cremoso, sour cream, salosa, salsa picante,
barbecue e emulsão de coentro.
As
porções para compartilhar são ótimas pedidas. O Chorizo La Santa
tem linguiça fina artesanal feita com pernil, tomate seco e
provolone, acompanha tortillas de milho e molho salsa (R$ 28). Já as
Papas Sinaloa são batatas fritas com mix de queijos e proteína à
escolha, entre chilli com carne ou chilli vegetariano (R$ 24). Outra
campeã de audiência são as Mexican Hot Wings (tulipas e frango
marinadas em salsa picante – R$ 30).
Entre
os pratos, um destaque é o La Santissima: Costelinha de porco ao
molho barbecue da casa com tortillas crocantes, sour cream e
guacamole (R$ 48).
Mercadoteca
- Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, Curitiba - aberto de segunda
e sábado das 11hs
às 23hs
e domingo das 11hs
às 21hs. Fotos Naideron Jr e divulgação
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