segunda-feira, 28 de março de 2016

Museu Ferroviário

Parte da história de Curitiba, que comemora 323 anos nesta terça-feira, 29 de março, está registrada no Museu Ferroviário, localizado no Shopping Estação, único shopping do país a sediar um museu, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).

O museu abriga o prédio histórico da antiga Estação Ferroviária que ligava Curitiba à Paranaguá, em pleno funcionamento no período de 1890 e 1985. A ferrovia foi construída pelos irmãos Rebouças e inaugurada por D. Pedro II, considerada a maior obra da engenharia do país do século 19.
O Museu Ferroviário possui duas locomotivas a vapor originais, uma delas a Maria Fumaça de 1917, um acervo com mais de 50 relógios e 600 peças originais e réplicas das ferrovias, como mobiliários e objetos como telefones, telégrafos apitos, chapéus e sinos.

A Estação Ferroviária trouxe desenvolvimento econômico à capital e protagonizou ciclos importantes para todo o estado, como os da erva-mate, da madeira e do café. As ruas pacatas da região deram lugar às avenidas largas e à fábricas que se instalaram ao seu redor.

Um dos destaques do Museu Ferroviário é a Caixa do Tempo. Ela é aberta a cada 50 anos e contém objetos importantes, que representam o momento histórico de quando é lacrada.  Essa tradição começou com D. Pedro II, que enterrou pela primeira vez a Caixa do Tempo, em 1880, com moedas da época, jornal do dia e uma cópia da ata de fundação da ferrovia. A próxima abertura será em 2035.

A modernidade do shopping e as relíquias do museu convivem em harmonia. O empreendimento é uma extensão da estrutura da antiga estação que foi preservada, e a plataforma antes usada para embarque e desembarque de passageiros ainda serve para circulação de pessoas abrigando, vez ou outra,  exposições.

O Museu Ferroviário fica na Av. Sete de Setembro, 2.775, junto ao Shopping Estação. Abre de Terça a sábado: 10h às 18h e Domingo: 11h às 19h. A entrada é gratuita. – Fotos Priscilla Fiedler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário