quarta-feira, 27 de março de 2013

Um autêntico jantar alemão


Rollmops, Bratwurst mit Spätzle, Schwarzwälder, que nomes são esses? Nada estranho. São nomes de alguns dos pratos e sobremesa servidos no  Festival Internacional de Gastronomia e Harmonização realizado recentemente no  Mabu Royal & Premium Hotel. Foi o  seu tradicional Mabu Chef´Season que desta vez foi inspirado na Alemanha.




O jantar, conduzido pelo sommelier Marco Aurélio Koch, foi harmonizado com  cervejas alemãs e também provenientes de outros países, e cada uma melhor que a outra. A harmonização foi perfeita com todos os pratos apresentados e que teve a assinatura da chef catarinense Ana Cláudia Spengler. O evento  aconteceu no charmoso Espaço de Arte Jayabujamra do hotel.
Como entrada foram selecionados o Pumpernickel mit geräucherte Forelle - pão preto alemão com truta defumada e pepino, e o Rollmops, rolinhos de filet de tainha com cebolinha cristal curtidos com especiarias. As cervejas Schiehallion, da Escócia, e a Hacker-Pschorr Anno 1417, da Alemanha, fizeram a harmonização.
 
 Durante o jantar foram servidos dois pratos principais. O Bratwurst mit Spätzle, salsicha branca cozida na nata, com cebolas e cominho, foi servido com massa alemã e harmonizou com as cervejas Affligen Blond, da Bélgica, e Paulaner Heffe-Weissbier, da Alemanha, considerada forte, frutada e sutilmente amarga. O prato, muito saboroso e aromático.
O segundo prato selecionado era o Ente mit Apfelsosse - medalhões de pato com molho de maçã, aspargos e batatas. Para harmonizar, a cerveja Affligen Dubbel, da Bélgica.
 
As sobremesas também homenagearam a cultura alemã. Foram servidos o Schwarzwälder Kirschtorte, composto por camadas de cereja, chantilly e chocolate (foto), e a Quark-Streuselkuchen – torta de queijo quark. A primeira sobremesa foi harmonizada com a Mort Subite Kriek, da Bélgica, feita com grande quantidade de cerejas e sabor que lembra um espumante. A segunda teve harmonização com a cerveja alemã Paulaner Salvator, que possui aroma adocicado e notas de cravo.

O evento contou com o apoio do Centro Europeu, da Porto a Porto e da empresa Beer Maniacs.- Crédito das fotos: Arthur Manson / AltosAgitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário