quinta-feira, 7 de março de 2013

Vinhos da Lombardia

A Casa de Festas do Graciosa Country Club foi o local escolhido pela Lario Importação e Exportação de Bebidas, comandada pelo empresário Andrea Colombo, para apresentação de seu mais novo produto: vinhos da Lombardia. O evento com degustação comentada foi conduzido pela enóloga e sommelier Sonia Petri.
Numa primeira etapa enófilos, sommeliers e proprietários de restaurantes tiveram a oportunidade de apreciarem cinco rótulos Premium.
 Foram eles: Vespolino di Pavia Rosso da vinícola Vercesi del Castellazzo,100% com uva Vespolina, variedade nativa do Oltrepò Pavese.
 Gaggiarone Vitigni Giovani, da vinícola Azienda Annibale Alziati, 100% com a uva Croatina, Vinho de aroma intenso, com notas apimentadas de de fruta madura, álcool muito bem integrado. É um vinho gastronômico. 
Meridiano, Garda Chardonnay, da vinícola Ricchi Az. Agr. F.lli Stefanoni, 100% com uva Chardonnay. Bela cor amarela, com reflexos esverdeados, com aroma que pode não ser muito potente, mas bem agradável.
 Oltrepò Pavese Moscato, da vinícola Montebello di Luigi Scarani, 100% com a uva Moscato. Um branco de sobremesa. Muito brilhante. Seu compkexo e intenso aroma descortinava fragrância de fruta doce, mel e um leve amendoado.
Sonia Petri com o Baruffaldi Spumante Rosé, da vinícola Castello di Stefanago Vinho elaborado 100% com a uva Pinot Noir e pelo método de vinificação chamado de " Ancestral". Aroma potente, final muito agradável. Através de ficha fizemos observação dos cinco vunhos Premium, inclusive sobre seus rótulos, e também demos pontuação.

Posteriormente, mais três dezenas de vinhos foram colocados à disposição dos participantes para degustação. Tive oportunidade de degustar o Oltrepò Pavese elaborado com a uva Malvasia. Me chamou atenção. Vinho agradável, fácil de beber. Frutado intenso e delicado. Cor amarelo-ouro, muito brilhante. Gostei.

Interessante também foi o Valtènesi Chiareto "Pergola", elaborado com as uvas Groppello, Marzemino, Sangiovese e Barbera. Sabor de frutas vermelhas. Fala-se que é o vinho "de uma noite". É que o mosto fica uma noite só em contato com as cascas.Valeu! - fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário