quarta-feira, 20 de março de 2013

Palestra esclarecedora: vinhos orgânicos X biodinâmicos


Vinhos orgânicos ou vinhos produzidos com uvas cultivadas organicamente é o tema do bate-papo com José Tomaz Urrutia, diretor de exportação da Viña Emiliana do Chile, realizou ontem (19) na loja Adega Brasil Batel.

Tomás falou sobre a diferença entre vinhos orgânicos e biodinâmicos. A palestra foi regada à degustação de rótulos da marca acompanhados de pães e azeites.

Sobre vinhos orgânicos
O uso de produtos químicos no cultivo das uvas e na fermentação da levedura está sendo questionado mais a cada dia, e sendo deixado de lado. Isso tem resultado em vinhos mais saudáveis e saborosos. 
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2009, revelou que 56% das amostras de uvas coletadas no país apresentavam agrotóxicos acima do permitido. Por isso, talvez, vinhos orgânicos ou produzidos a partir de uvas cultivadas organicamente seja uma atual tendência do mercado viticultor.

No Chile, a vinícola Emiliana é a única daquele país 100% orgânica e a possuir o selo de certificação orgânica no Brasil. Em 2012 foi eleita Companhia Verde do Ano, no Green Awards, organizado pela revista inglesa The Drink Business. – Foto Paula Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário