sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Projeto Mãos em Ação


Quem esteve em Curitiba foi designer Humberto Campana. Veio para dar um workshop para designers e artistas locais sobre fibras naturais típicas do trabalho manual de Santa Felicidade. Este encontro dá continuidade ao projeto Mãos em Ação, que trouxe para Curitiba produtos desenvolvidos por projetos sociais chancelados pelo Instituto Campana, a Ôda Design Club volta-se agora para o resgate e a valorização de um importante patrimônio da cultura local: o trabalho manual com fibras naturais.
Com a produção de Consuelo Cornelsen, o projeto Mãos em Ação foi em busca de artesãos que ainda trabalham com as fibras naturais na localidade onde os imigrantes italianos se estabeleceram com o artesanato em vime, junco e outras fibras. Chegou até a família Túlio (Móveis Túlio), que começou o artesanato em cestaria em 1946 com o patriarca Natalino. Durante todas essas décadas, a família viveu os tempos áureos do comércio dos produtos artesanais - a fábrica chegou a ter cem funcionários! Hoje, além da terceira geração da família, apenas um funcionário ajuda a manter a produção das peças em fibras naturais. Ainda assim, a atmosfera é de extremo amor pela técnica e pela arte ao trabalho manual, uma herança cultural passada de geração para geração.
O resultado do workshop será exposto em breve na Ôda Design Club. Mas os frutos vão além: alguns participantes estudam incluir em suas linhas comerciais detalhes e produtos em fibras naturais, perpetuando assim essa riqueza única, tão presente em nossa memória afetiva.
Sobre o Instituto Campana
Fundado em 2009 pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o objetivo central do Instituto Campana é a transformação da sociedade através do design. A Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos realiza esse objetivo por meio de parcerias e acordos de cooperação com instituições estrangeiras e nacionais, empresas, organizações e entidades públicas e privadas. 
As ações do Instituto estão organizados em duas áreas principais de trabalho: primeiro, o resgate de técnicas artesanais – que engloba tanto as habilidades artesanais tradicionais em vias de desaparecimento, como os conceitos artísticos e as técnicas desenvolvidos pelos Irmãos Campana, que compõem os arquivos que o Instituto gerencia e conserva para as gerações futuras; e, em segundo lugar, o desenvolvimento da inclusão social e da educação como meio de melhorar a vida das pessoas – através da criação de programas educativos de arte e design, juntamente com palestras e exposições do acervo do Instituto, bem como de outras partes. www.institutocampana.org.br

Sobre a Ôda Design Club
Inaugurada em setembro de 2016, a Ôda Design Club introduziu em Curitiba o conceito de curadoria de design autoral ao identificar e até mesmo lançar marcas de artistas e designers locais que tinham pouco ou nenhum espaço para expor e vender seus produtos. Paralelamente, os olhos da empresaria Ticiana Martinez estão sempre voltados para o novo, no garimpo de objetos contemporâneos e originais estejam eles em que canto do Brasil estiverem. Esse mix de intenções tornou o charmoso espaço com um “quê” industrial parada obrigatória na rua Prudente de Moraes, Curitiba. Ôda Design Club – Rua Prudente de Moraes, 1.239. - Fotos Ricardo Perini

Nenhum comentário:

Postar um comentário