quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Ilustrador Ricardo Humberto na Galeria Teix

A Galeria Teix abre nesta quinta-feira (4), às 19h, a exposição ‘Uns Putos’, do ilustrador Ricardo Humberto. São diversos desenhos e colagens em técnica mista, às vezes se apropriando de imagens existentes outras com criações do artista. “Ele organiza e compõe a partir destes elementos, exteriorizando o que seria a visão muito particular do mundo à sua volta”, diz o curador da mostra, Marco Teixeira.

Ricardo Humberto é dono de uma imensa folha corrida. Tem trabalhos publicados em diversos veículos, entre os quais a revista Gráfica e o jornal literário Rascunho, além de ter sido o responsável pelo departamento de imagens da Gazeta do Povo de 1996 a 2009. Atualmente ilustra, entre outras atividades, coluna mensal na Folha de São Paulo.

Desenhador compulsivo, não escolhe hora nem lugar para trazer à luz as imagens que povoam a imaginação dele. “Apesar de nunca antes ter se apresentado publicamente como artista, classificando-se sempre como ilustrador, basta apenas um olhar mais atento para a volumosa obra deste curitibano ímpar”, afirma Teixeira.

Com traços firmes e precisos e composições primorosas, Humberto mostra o resultado dos anos de exercícios e reflexões, através de obras inéditas criadas exclusivamente a partir da sua necessidade de expressão. Nesta exposição mostra a face que manteve oculta nestes anos, materializadas na forma de perturbadoras imagens, gritando para todos com a voz, que o artista, de outra forma, parece não ter.

De acordo com o curador, ele sempre seguiu na condição de artista outsider. “Mas agora solicita o quinhão de reconhecimento e certamente o trabalho maduro e provocativo não passará despercebido do público que até então não havia tomado conhecimento de sua existência”.

Esta exposição encerra o calendário de atividades de 2014 da Galeria Teix.
Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário