sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Caminho do Vinho da Colônia Mergulhão

Hoje resolvi fazer o Caminho do Vinho da Colônia Mergulhão, município de São José dos Pinhais. Foi um tiro certeiro neste sábado preguiçoso. 
Logo após o portal da entrada está a Associarte (Associação dos Artesãos de São José dos Pinhais) com trabalhos belíssimos, bem como geléias, tempeiros e doces caseiros, biscoitos e outras gulosiemas feitas por mãos habilidosas.
Ao lado da casa estão obras de artistas locais expostas embaixo de uma centenária árvore de castanha portuguesa, totalmente carregada. Os frutos deverão estar prontos para a colheita em fins de fevereiro. Fiz questão de ser clicada embaixo de tão linda árvore.

Pelo caminho afora restaurantes com pratos da colônia, desde o porco no rolete, leitão à pururuca, frango caipira, e muito mais. Eles abrem aos sábados, domingos e feriados, quase todos com bom espaço para estacionamento. Fiquei com água na boca. 

Os pesque pagues lotados, famílias inteiras jogando o anzol. Muitos com o farnel ao lado, fazendo piquenique.


A Vitis Vinifera Vinoteca foi uma grande surpresa. Uma bonita e bem servida delikatessen. Tem de tudo um pouco. De produtos coloniais ou mais sofisticados.







Lá encontrei o azeite grego Mykonos, considerado um dos mais puros do planeta.


Mais de 40 rótulos de cervejas gourmets de várias partes do mundo; o mesmo ocorre com os vinhos que não são somente os da colônia. 
Batidinhas caseiras e sucos se misturam nas prateleiras. 
Quanto aos doces e chocolates, uma verdadeira festa. Chocolates da Romênia, Alemanha, Holanda, Turquia, Belga, entre outros. O mesmo acontece com as massas, biscoitos, temperos, molhos e chás.

Chegar até lá não é difícil. Tem boa sinalização

Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário