sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cândido publica especial sobre festas literária

Além de reportagens sobre a proliferação de eventos literários no país, edição de dezembro traz ensaio sobre a obra de José Cândido de Carvalho e matéria sobre a relação entre a poesia e a música curitibanas.

Em termos financeiros, as feiras e festas literárias fazem hoje aquilo que as vendas de livros nunca fizeram à grande maioria dos escritores brasileiros. Ou seja, garantem aos autores autonomia para serem escritores em tempo integral, sem exercer outras funções paralelas à escrita. 


A edição de dezembro do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz reportagens sobre esse novo panorama da literatura brasileira contemporânea, que não mudou apenas a rotina do escritor, mas a relação entre público e autor e, até, a economia do livro. 


Escritores, editores e curadores discutem o papel desses eventos na cultura brasileira hoje. Formam público? Ajudam a difundir a literatura em lugares mais inóspitos? Tânia Rösing, idealizadora e coordenadora-geral da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, um dos eventos mais tradicionais do calendário literário brasileiro, diz que, para dinamizar os livros, é preciso preparar uma programação para os leitores encontrarem autores. “E é a partir daí que continua o diálogo: primeiramente, do leitor com o livro e, depois, entre o leitor e o escritor. Com o tempo é que virá o gosto pela leitura dos clássicos.”


Já o escritor Ricardo Lísias vê com reservas a relação entre autores e o poder público, que em geral financia esses encontros. “Isso explica um certo comportamento chapa-branca, muito comum no establishment literário brasileiro”, diz o autor do romance Divórcio. 


A 41ª edição do Cândido ainda traz ensaio inédito de Arlete Parrilha Sendra sobre O coronel e o lobisomem, de José Cândido de Carvalho, livro fundamental do romance brasileiro que completa 50 anos em 2014. Já o músico e jornalista Ivan Santos assina reportagem sobre a prolífica relação entre a poesia e a música curitibanas. E, entre os inéditos, contos de Giovana Giovana Madalosso e Wilker Sousa e, na seção “Em Busca de Curitiba”, a ficção de Marcio Renato dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário