domingo, 6 de outubro de 2019

Vinhos com estilo


Quem esteve em Curitiba na última semana foi o premiado enólogo Marcelo Papa, da chilena Concha y Toro. Veio para lançar no mercado curitibano os novos rótulos de Marques de Casa Concha, entre eles o Malbec 2017 e o Cinsault Rosé, ambos fantásticos, assim como o Chardonnay 2017 e o Cabernet Sauvignon 2016, também de grande expressão.

O agradável encontro foi com almoço no restaurante La Varenne onde o chef Felipe Miyake elaborou, com muito esmero e criatividade, os pratos que acompanhariam os vinhos da Marques de Casa Concho, que tem sido amplamente reconhecida pela imprensa internacional.
Acompanhando o áudio que foi apresentado, durante o almoço, Marcelo comentava que cada variedade da linha Marques de Casa Concha é proveniente de um vinhedo específico. O enólogo está a frente da marca há mais de 20 anos. Desde então, ele não mede esforços para produzir vinhos com mais e mais qualidade. Tem acertado.





Iniciamos com o Cinsault Rosé que me encantou por sua cor, tão logo colocado em taça. Com 100% da Cinsault, as vinhas ficam na margem norte do rio Itata, a 18km do mar. Vinho elegante, com notas de mineralidade. Muito frescor e delicadeza.






Em seguida foi a vez do Chardonnay 2017. Fica difícil dizer qual o melhor. Eu amo Chardonnay. Um vinho que pode ser explorado em todos os sentidos. Vinho vivo, fresco, fácil de beber e, assim como o Cinsault Rosé, harmonizou muito bem com a salada de grãos.

Depois foi a vez do Malbec 2017, produzido no Vinhedo Lourdes, na área de Pencachua, na região entre as Cordilheiras do Vale del Maule. Vinho que se caracteriza por sua diversidade aromática, taninos firmes e notas de cereja ácida e ameixas negras. Elaborado 100% com uva Malbec, vinho vibrante, muita complexidade no paladar e final longo. Harmonizado com Tortelli de Coelho ao molho assado com creme de Burrata.
Em seguida, para harmonizar com a Paleta de Cordeiro assada com purê de batata cremoso, foi o Cabernet Sauvignon 2016,que apresentou grande concentração de sabores emoldurados por taninos firmes. Excelente. Textura suave, quase sedosa. Vinho que cresceu muito depois de um período na taça. Tudo perfeito.

A sobremesa também foi especial: Mil folhas com crème patissier. E os vinhos? Um gole a mais de cada um deles. Perfeito. - Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário