sexta-feira, 18 de outubro de 2019

II Festival VINOPAR



Já está tudo pronto para o segundo Festival VINOPAR do Vinho Paranaense, que acontece amanhã (19) e domingo (20) no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer.
Promovido pela Associação dos Vitivinicultores do Paraná (VINOPAR) o festival apresentará opções de vinhos, espumantes e derivados produzidos no estado. Serão mais de 50 rótulos disponíveis para degustação e venda a preços especiais, de vinícolas da grande Curitiba e do interior do Paraná que também divulgarão suas ofertas de passeios de enoturismo que incluem visitas guiadas a vinhedos e vinícola, restaurantes, degustações harmonizadas e áreas de lazer e descanso na natureza do campo.
Estarão presentes as vinícolas Araucária, Cave Colinas de Pedra, Família Fardo, Franco Italiano, Legado, RH e Zanlorenzi. Muitas delas já colecionam premiações em concursos nacionais e internacionais pela qualidade dos seus vinhos e espumantes.

Na ocasião serão servidos pratos de comida típica paranaense, com destaque para o tradicional barreado com banana e o arroz com mariscos e palmito, de origem caiçara, servidos pelo Empório do Largo e a quirera com costelinha preparada pela Vinhos Andretta.

A cozinha dos imigrantes também poderá ser saboreada em pieroguis de ricota do Pierogui do Mi&Ro e sanduíches de porchetta do Campania, além de pães artesanais da Panoteca, queijos do Chico Mineiro e embutidos artesanais feitos de porco-moura – raça 100% paranaense, apresentado pelo Porcadeiro. Os doces e cafés ficam a cargo do Café do Moço.
Segundo o sommelier Wagner Gabardo, executivo da VINOPAR, a ideia é promover uma enogastronomia local, estimulando e habituando o público a consumir pratos com vinhos produzidos regionalmente. As opções gastronômicas foram ampliadas a pedido do público da primeira edição do festival, que contou com a participação de cerca de 1200 pessoas.
Tal como a edição anterior, haverá uma programação de palestras com especialistas sob a curadoria do núcleo TerroirTur do PPGTUR UFPR em conjunto com a escola de sommeliers Alta Gama. Os palestrantes convidados falarão sobre temas como a importância da poda das videiras, a adaptação de variedades viníferas na região metropolitana de Curitiba e a elaboração de derivados do vinho como grapa e vermouth. Um dos destaques será a apresentação do REVITIS – programa de revitalização da viticultura no Paraná, conduzida pelo agrônomo Ronei Andretta.
Ainda, haverá palestras dialogando o vinho com outras áreas como: vinho no cinema, vinho e jornalismo e cultura alimentar. As palestras serão gratuitas ao publico que adquirir o ingresso do evento.

O ingresso degustação custa 50 reais e dará direito a uma taça personalizada de brinde e uma cartela incluindo doze doses de degustação, a escolha do participante. Haverá também venda de vinhos por taça e por garrafa para serem consumidos durante o evento. - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário